Títulos, vagas europeias, acessos e descensos: o balanço na Europa
Fim de semana teve últimos títulos nacionais decididos (duas copas) e o fim das ligas espanhola e italiana; confira um apanhado de como terminaram os principais países
- Matéria
- Mais Notícias
A temporada das competições nacionais na Europa se encerrou no último fim de semana - a final da Liga dos Campeões, no próximo sábado, é a "cereja do bolo" no continente. Na realidade, ainda resta definir o último rebaixado e acesso de cada um dos nacionais.
As Copas de Alemanha e Inglaterra conheceram seus campeões no sábado e os campeonatos Italiano e Espanhol tiveram a última rodada. Aliás, elas foram cercadas de emoção pelas despedidas de Buffon, Fernando Torres e Iniesta de clubes onde são ídolos. Outro destaque foi o jogo , Lazio e Inter, valendo vaga na Champions 2017/18, definida nos minutos finais.
Relacionadas
O LANCE! traz abaixo um apanhado da temporada nacional europeia:
ALEMANHA
A Bundesliga se encerrou no dia 12 de maio, mas o campeão já havia sido definido a cinco rodadas do fim. O Bayern de Munique sagrou-se hexacampeão (seguido) com uma diferença de 21 pontos para o FC Schalke 04, segundo colocado. Hoffenheim e Borussia Dortmund foram as outras duas equipes que garantiram vaga na Uefa Champions League. O Bayer Leverkusen, quinto colocado, garantiu classificação direta para a Liga Europa, além do Eintracht Frankfurt, campeão da Copa, enquanto o RB Leipzig, sexto, passará pela repescagem.
Na parte de baixo da tabela, o Hamburgo foi rebaixado pela primeira vez em sua história. O lanterna Colônia também disputará a segunda divisão da Bundesliga. O Wolfsburg terá uma repescagem pela frente para saber se estará na elite do futebol alemão na próxima temporada. Düsseldorf e Nürnberg foram as duas equipes da 2. Bundesliga que acançaram as vagas de acesso, e o terceiro colocado, Holstein Kiel também terá que participar de uma fase eliminatória para saber se permanece na segunda divisão ou conquista a última vaga para a principal competição da Alemanha.
No último fim de semana, Bayern de Munique e Eintracht Frankfurt se enfrentaram pela final da Copa da Alemanha e a equipe que não conquistava um título há 30 anos surpreendeu os atuais campeões da Bundesliga, vencendo por 3 a 1, no Estádio Olímpico de Berlim.
Campeão alemão: Bayern
Campeão da Copa da Alemanha: Frankfurt
Vaga na Champions: Bayern, Schalke 04, Hoffenheim e Borussia Dortmund
Vaga na Liga Europa: Bayer Leverkusen, Frankfurt e Leipzig (repescagem)
Rebaixados: Hamburgo e Colônia
Acesso: Düsseldorf e Nürnberg
NA INGLATERRA
Jogando um futebol exemplar, o Manchester City conquistou a Premier League de forma convincente, quebrando vários recordes, tornando-SE a primeira equipe a chegar à marca de cem pontos pela competição. O segundo colocado Manchester United terminou 19 pontos atrás, seguido por Tottenham e Liverpool. As quatro equipes garantiram vaga na Uefa Champions League. Chelsea, quinto colocado e campeão da Copa da Inglaterra, e Arsenal, sexto, estão classificados para a Liga Europa. O Burnley precisará disputar a segunda fase de classificação para chegar na fase de grupos.
Já o Swansea, Stoke City e West Bromwich terão de disputar a Championship, segunda divisão inglesa. As equipes de Wolverhampton e o Cardiff City se garantiram de forma direta na elite do futebol inglês. Aston Villa e Fulham se enfrentarão no próximo fim de semana, em Wembley, para decidir quem irá se garantir na última vaga para o acesso.
No último fim de semana, Chelsea e Manchester United se enfrentaram pela decisão da Copa da Inglaterra e com gol de Hazard, de pênalti, a equipe comandada por Antonio Conte venceu por 1 a 0, em Wembley. O título foi a oitava taça erguida pelo Chelsea na Copa e agora são o terceiro clube que mais venceu, atrás apenas de Arsenal (13) e Manchester United (12).
Campeão inglês: Manchester City
Campeão da Copa da Inglaterra: Chelsea
Campeão da Copa da Liga inglesa: Manchester City
Vaga na Champions: Manchester City, Manchester United, Tottenham e Liverpool
Vaga na Liga Europa: Chelsea, Arsenal e Burnley (repescagem)
Rebaixados: Swansea, Stoke City e West Brom
Acesso: Wolverhampton e Cardiff. Fulham e Aston Villa disputam a última vaga
ESPANHA
O Barcelona terminou a Liga Espanhola com 14 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético de Madrid, alcançando a marca de 25 títulos na competição. A última partida teve a despedida do ídolo Iniesta, que jogará no futebol japonês na próxima temporada. Real Madrid e Valencia encerram a lista de classificados para a Uefa Champions League e as duas vagas para a Liga Europa foram preenchidas por Villarreal e Betis, além do Sevilla que passará por uma fase pré-eliminatória para chegar até a fase de grupos.
Deportivo La Coruña, Las Palmas e Málaga terminaram na zona de rebaixamento e disputarão a La Liga 2. Já o Rayo Vallecano e o Huesca garantiram o acesso para a elite e Sporting Gijón, Zaragoza, Real Valladolid e Cádiz disputarão a última vaga que garante a classificação para a liga principal da Espanha.
Campeão espanhol: Barcelona
Campeão da Copa do Rei: Barcelona
Vaga na Champions: Barcelona, Atlético de Madrid, Real Madrid e Valencia
Vaga na Liga Europa: Villareal, Betis e Sevilla (repescagem)
Rebaixados: La Coruña, Las Palmas e Málaga
Acesso: Rayo Vallecano e Huesca
Sporting Gijón, Zaragoza, Real Valladolid e Cádiz disputam a última vaga
NA ITÁLIA
A Juventus manteve seu domínio e conquistou o heptacampeonato de forma consecutiva. A disputa da Velha Senhora era contra o Napoli, segundo colocado, que liderou boa parte do certame e perdeu pontos importantes na reta final da competição. Os napolitanos ficaram na segunda colocação, quatro pontos atrás da Juve, seguidos pela terceira colocada, Roma. A última vaga da Uefa Champions League foi decidida com emoção. Lazio, quarta colocada até penúltima rodada e a Inter, quinta, se enfrentaram na última rodada e a equipe de Milão venceu por 3 a 2, com gol no fim, e terminando a Serie A com os mesmos 72 pontos de seu adversário, mas com vantagem nos confrontos diretos. Lazio e Milan jogarão a Liga Europa na próxima temporada.
A Juve também levou o tetra da Copa da Itália ao golear o Milan na decisão
Crotone, Hellas Verona e Benevento irão disputar a Serie B italiana. Enquanto as equipes que garantiram o acesso para a elite italiana até o momento foram o Empoli e a Parma. Frosinone, Palermo, Venezia, Bari, Cittadella e Perugia disputarão por meio de mata-matas a última vaga que resta para a Serie A.
Campeão italiano: Juventus
Campeão da Copa da Itália: Juventus
Vaga na Champions: Juventus. Napoli, Roma e Inter
Vaga na Liga Europa: Lazio e Milan
Rebaixados: Crotone, Hellas Verona e Benevento
Acesso: Empoli e Parma
Frosinone, Palermo, Venezia, Bari, Cittadella e Perugia
NA FRANÇA
Campeão com folga, o Paris Saint-Germain terminou o Campeonato Francês 13 pontos à frente do Monaco, segundo colocado. A última vaga para a fase de grupos da Uefa Champions League foi ocupada pelo Lyon. Olympique de Marseille e Rennes se classificaram para a Liga Europa, e o Bordeaux participará de uma fase pré-eliminatória para avançar de fase na Liga.
Na parte debaixo da tabela, Troyes e Metz foram rebaixados para a segunda divisão francesa. O Tolouse, 18º colocado, disputará com o Ajaccio a última vaga para a elite da França. Pela Ligue 2, Reims e Nimes garantiram de forma direta o acesso para a Ligue 1 e o Ajaccio enfrentará o Tolouse, como mencionado acima, para a disputa da última vaga restante.
Campeão francês: PSG
Campeão da Copa da França: PSG
Campeão da Copa da Liga francesa: PSG
Vaga na Champions: PSG, Monaco e Lyon
Vaga na Liga Europa: Olympique de Marseille, Rennes e Bourdeaux (repescagem)
Rebaixados: Troyes e Metz
Acesso: Reims e Nimes
Toulose, 18º da primeira divisão, e Ajaccio, terceiro da segunda, decidem o 20º participante da Ligue On em 2018/19
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias