menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Decacampeão nacional e finalista da Champions da OFC: conheça o AS Pirae, do Taiti, que vai disputar o Mundial de Clubes

Equipe da Polinésia Francesa é a atual bicampeã do Campeonato Taitiano e será o primeiro clube da região a disputar o torneio da Fifa. Time entrou no lugar do Auckland City

AS Pirae
AS Pirae, do Taiti, disputará o Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história (Foto: Divulgação / OFC)

Escrito por

Está chegando a hora da bola rolar para o Mundial de Clubes 2021, que começa nesta quinta-feira, nos Emirados Árabes Unidos. Na cidade de Abu Dhabi, o Al-Jazira, que disputa a competição por ser o representante do país-sede, enfrentará o pouco conhecido AS Pirae, do Taiti.


Fundado em 1929, a equipe da Polinésia Francesa, a princípio, não disputaria o torneio da Fifa. O Auckland City, da Nova Zelândia, seria o representante da Oceania no torneio, mas sua participação foi cancelada em virtude de restrições da Covid-19. Diante disso, a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) indicou o Pirae, que será o primeiro time do Taiti a jogar a competição.

+ Veja a tabela e os jogos do Mundial de Clubes

Atual bicampeão nacional, o AS Pirae tem dez títulos do Campeonato Taitiano e é o segundo maior vencedor, ao lado do Vénus. A equipe que mais levantou o troféu do torneio é o Central Sport, com 21 conquistas. Na Copa do Taiti, o Pirae já foi campeão nove vezes.

AS Pirae
Pirae comemorando o título nacional da temporada passada (Foto: Divulgação / Federação Taitiana)

Outro grande momento da história do Pirae foi na Liga dos Campeões da Oceania de 2006, o maior torneio de clubes do continente. Na ocasião, a equipe da Polinésia Francesa chegou à final do torneio depois de eliminar o Manawatu United, da Nova Zelândia, na semifinal. Esta equipe foi extinta em 2015.

A decisão do torneio foi contra o também neozelandês Auckland City, justamente a equipe que abriu espaço para o Pirae ir ao Mundial de Clubes deste ano, na cidade de Auckland. O time da Nova Zelândia venceu por 3 a 1 e conquistou seu primeiro título da competição continental.

AS Pirae
Duelo entre Pirae e Auckland na final da Champions da OFC em 2006 (Foto: DEAN TREML / AFP)

Outro dado curioso é que pelo fato do AS Pirae ser praticamente um time amador, muitos jogadores possuem outros trabalhos além da profissão de jogador de futebol. Por isso, os atletas tiveram de pedir autorização a seus respectivos chefes para que fossem liberados para viajar para o torneio.

O elenco do Pirae, segundo informações do site da Fifa, conta com 23 jogadores, sendo 22 deles atletas taitianos. Apenas o atacante Benoit Mathon, de 32 anos, não pertence ao país, mas sim à França.

+ Alô, Palmeiras! Confira os times presentes no Mundial de Clubes 2022 e os seus principais jogadores

O Pirae chegou aos Emirados Árabes no último domingo depois de uma peregrinação que durou mais de 30 horas. Nesta segunda-feira, a equipe fez seu primeiro treinamento no Oriente Médio, dando sequência à preparação para a estreia do Mundial de Clubes.

AS Pirae
Primeira atividade do Pirae em Abu Dhabi (Foto: Divulgação / Pirae)

Antes de embarcar para o Oriente Médio, o Pirae deixou o Campeonato Taitiano na terceira colocação, com 25 pontos conquistados, atrás do líder Vénus e do vice-líder Dragon, que possuem, respectivamente, 34 e 33 pontos. O técnico Naea Bennett falou sobre o momento do clube.

- Disse à minha equipe que não gosto de viajar para este tipo de competição só para jogar. Se formos, faremos o nosso melhor para vencer o primeiro jogo. É uma grande honra para nós termos sido escolhidos pela OFC para representar a Oceania. É um grande torneio para nós e estamos muito felizes por ter esta oportunidade. Não foi difícil motivar todo mundo. Nossos jogadores jogam todas as temporadas para ter a oportunidade de ir a este torneio - declarou.

- É bom estarmos jogando em nossa competição local. Até agora estou satisfeito com a nossa forma e não tivemos de mudar muitas coisas. Recebi alguns vídeos do Al-Jazira jogando e tenho muitas informações sobre esse time, então estamos analisando vídeos deles e temos tudo o que precisamos para estarmos prontos. Eles são uma equipe muito boa. Você pode ver que eles jogam em nível profissional - finalizou Bennett.

Naea Bennett - Técnico do AS Pirae
Naea Bennett, técnico do Pirae (Foto: Reprodução / Facebook Pirae)

Al-Jazira e AS Pirae se enfrentam na próxima quinta-feira, às 13h30 (de Brasília), no Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi. Quem vencer esta partida, válida pelo playoff de classificação às quartas de final, encara o Al-Hilal, no domingo. Quem avançar à semifinal terá como adversário o Chelsea.

* Estagiário, sob a supervisão de Victor Mendes.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter