Fechado! Manchester City anuncia a recordista chegada de Laporte
Equipe de Manchester desembolsou 65 milhões de euros, valor da multa rescisória do jogador no Athletic Bilbao
Depois de dias de especulações e negociações, o Manchester City anunciou, enfim, seu primeiro reforço da janela de inverno (europeu). Trata-se do defensor Aymeric Laporte, do Athletic Bilbao, que custou 65 milhões de euros (cerca de R$ 254 milhões) aos cofres do clube, valor de sua multa rescisória, e se tornou o segundo zagueiro mais caro da história.
O Bilbao já havia confirmado que os Citzens pagaram a multa horas antes do anúncio oficial da equipe inglesa. Laporte ficou atrás apenas de Van Dijk, que saiu do Southampton para o Liverpool por 78,8 milhões de euros (R$ 308,1 milhões).
O zagueiro/defesa 🇫🇷 @Laporte é o nosso número 14! #welcomeaymeric #MCFCPortuguespic.twitter.com/WXYMFu0p3Y
— Manchester City (@ManCityPT) 30 de janeiro de 2018
Pelo Twitter, o Athletic também divulgou uma nota de agradecimento de Laporte ao clube e aos torcedores.
- Muitíssimo em poucas linhas… Quero agradecer tudo que vocês me deram. Cheguei sendo um adolescente e me formei como pessoa e futebolista. Não quer dizer que minha saída, para um novo desafio na minha vida profissional, seja um adeus, mas sim um até logo. Aqui deixo um clube único, diferente e que jamais esquecerei - disse Laporte.
— Athletic Club (@AthleticClub) January 29, 2018
Aos 23 anos, Laporte aterrissa com status de promessa. Ele estava nos planos de Pep Guardiola desde 2016. A nova aposta do espanhol chega para um setor que tem sofrido com lesões nos últimos meses. Por lá, o francês brigará por posição com Kompany, Otamendi, John Stones e Mangala.
Pelo Bilbao, cabe sublinhar, Laporte atuou em 222 partidas. Desde 2012/13 nos profissionais do Bilbao, o zagueiro de 1,91m de altura teve como característica a regularidade no futebol espanhol, fator que já havia chamado a atenção dos tempos de Guardiola no Barcelona. Chega em Manchester de peito estufado.