Fifa aprova, e agora Gibraltar e Kosovo são países afiliados
Seleções poderão disputar as Eliminatórias da Eurocopa e da Copa do Mundo
- Matéria
- Mais Notícias
A Fifa tem mais duas seleções afiliadas. No congresso que acontecena Cidade do México, Kosovo e Gibraltar foram aprovadas por ampla maioria e agora, além da Uefa, fazem parte da entidade mundial. Agora, o órgão conta com 211 federações. Ambas poderão disputar as Eliminatórias para a Eurocopa e para a Copa do Mundo.
Relacionadas
Thanks to everyone for all of your messages. And thanks to all of our fellow @FIFAcom members who voted for us! pic.twitter.com/cUA39RgtZ8
— Gibraltar FA (@GibraltarFA) May 13, 2016
Gibraltar fica em território espanhol, mas foi cedido à Grã-Bretanha há mais de 300 anos, já tinha entrado na Uefa em 2013, conseguiu entrar na Fifa com 93% de aprovação. A Espanha, que quer anexar novamente a localidade ao país, votou contra. Michael Llamas, presidente da federação do país de 32 mil habitantes, comemorou a decisão.
- Somos realistas sobre o que podemos conseguir dentro de campo, mas esse não é o ponto. A situação é que muitas crianças que amam o futebol serão a primeira geração de gibraltinos a crescer como membros da Fifa. Eles podem sonhar - disse o dirigente da Federação de Futebol de Gibraltar (GFA).
Kosovo becomes 210th FIFA member after vote of #FIFACongress (YES: 141 NO: 23 of valid votes cast).
— FIFA Media (@fifamedia) May 13, 2016
Já a Sérvia, que conseguiu a independência da Sérvia em 2008, também precisou lutar para entrar na Uefa e na Fifa. E conseguiu os dois logo de uma vez. Conseguiu entrar no órgão europeu na semana passada em votação apertada: 28 a 24. Na entidade mundial foi mais fácil, teve 86% a favor.
- Muito obrigado por isso. Os jogadores e o povo do Kosovo esperaram muito tempo por isso - disse Fadil Vokrri, presidente da Federação de Futebol do Kosovo (FFK).
Gibraltar becomes 211th FIFA member after vote of #FIFACongress (YES: 172 NO: 12 of valid votes cast).
— FIFA Media (@fifamedia) May 13, 2016
No caso do Kosovo, uma nova discussão está aberta. Alguns jogadores que nasceram lá, ou têm origem, acabaram indo defender outras seleções. Alguns quando o território não estava nas entidades, outros até quando não era independente. E há alguns de destaque.
Januzaj, por exemplo, já teria adiantado que pretende deixar a seleção da Bélgica, país em que nasceu, para ir para o Kosovo, pois tem origem de lá. Outros não chegaram ainda a se manifestar, como o suíço Shaqiri, astro da seleção.
FIGO PASSA A TRABALHAR NA FIFA
Ex-candidato à presidência da Fifa, o ex-jogador Luis Figo vai assumir um cargo na entidade. No 66º Congresso, realizado na Cidade do México, ficou decidido que o português vai ocupar a vice-presidência do Comitê de Desenvolvimento, que tem por objetivo analisar os aspetos básicos do futebol de formação, o reforço institucional das federações e a aprovação de programas e projetos de desenvolvimento técnico.
- Acreditamos que Luis Figo está à altura deste desafio, que será muito exigente - disse Fernando Gomes ao site da Federação Portuguesa de Futebol.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias