Gibraltar consegue vitória no CAS e fica perto de ser aceito pela Fifa
Território conseguiu o mesmo êxito em 2013, quando passou a ser filiado pela Uefa
- Matéria
- Mais Notícias
Gibraltar pode ser o mais novo país-membro da Fifa. Nesta segunda-feira, o Corte Arbitral do Esporte (CAS) deu razão ao território e ordenou que o congresso da entidade máxima delibere sobre sua entrada.
O território recorreu à Corte depois que o Comitê Executivo da Fifa, em setembro, decidiu que sua candidatura a membro não atendia às exigências. Desta forma, a solicitação de Gibraltar nem foi para avaliação do Congresso da entidade, último patamar para a aprovação definitiva.
Relacionadas
O CAS emitiu um comunicado explicando que a decisão ainda não garante Gibraltar como membro da Fifa. No entanto, obriga que o Congresso 'tome as medidas necessárias' para que isso ocorra 'o mais rápido possível'.
Em 2013, Gibraltar alcançou vitória semelhante na Corte Arbitral do Esporte. O território conseguiu ser reconhecido como membro pela Uefa, que também havia rejeitado o pedido inicial. Assim como na Fifa, a argumentação para a negativa era que o território não é um país independente. No futebol, já participou das Eliminatórias para a Eurocopa, caindo no grupo de Alemanha.
Gibraltar é um território britânico ultramarino, localizado no extremo sul da Península Ibérica. A Espanha mantém a reivindicação sobre o território, o que é rejeitado pela população do local. O estreito Gibraltar separa a Europa da África.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias