Histórico! Roma dá aula, goleia o Barça e está nas semis da Champions
Italianos precisavam de uma vitória por 3 a 0 sobre o Barcelona. E assim foi feito. Com um futebol encantador, a Loba colocou os culés na roda e está entre os quatro da Europa
Nem o mais otimista torcedor da Roma imaginava este desfecho. Era necessário fazer 3 a 0 no Barcelona, em casa, para eliminar os espanhóis e ir às semifinais da Liga dos Campeões. E assim foi feito, nesta terça-feira. Com um futebol vistoso, sem dar chances dos culés controlarem a posse de bola, e cheio de raça, a Loba ganhou com gols de Dzeko, De Rossi e Manolas.
Na próxima fase, os italianos encaram o Liverpool, Real ou Juventus ou Bayern ou Sevilla. O time da capital italiana não alcançava as semifinais da competição desde a temporada 1983/1984, quando foi à final, mas acabou superado pelo Liverpool. Nesta edição, as equipes podem reeditar a final. Será?
Ciente da necessidade de golear, a Roma partiu com tudo para cima, adiantou a marcação e pressionou a saída de bola do Barcelona. Cenário natural pelo placar construído na ida. E aos cinco, os italianos já abriam o placar, com o bósnio Dzeko. Ele recebeu lindo cruzamento de De Rossi, ganhou de Umtiti e marcou de sola.
A Roma seguiu amassando o Barcelona e o segundo gol parecia maduro, embora a equipe comandada por Eusebio Di Francesco ora demonstrasse ansiedade ora má pontaria. Só o camisa 9 do time da capital da Bota perdeu outras três chances. Schick, Florenzi e Nainggolan também chegaram bem. Pelo lado catalão, a melhor oportunidade foi com Messi, em cobrança de falta.
Pênalti de Piqué dá mais esperanças à Roma
Na segunda etapa, sim, a Roma fez o segundo. E, assim como no primeiro, foi logo no início. Aos 13, Piqué derrubou Dzeko (o cara do jogo), mas quem bateu foi De Rossi. E na caixa: 2 a 0, com quase meia hora para fazer o terceiro e conseguir o improvável.
A Loba passou a acreditar mais do que nunca e quase marcou o terceiro com El Shaarawy, que exigiu uma defesaça de Ter Stegen, em cima da linha. Mas o terceiro viria: aos 37, Manolas fez de cabeça, em escanteio.
FICHA TÉCNICA
ROMA 3 X 0 BARCELONA
Local: Estádio Olímpico de Roma, Roma (ITA)
Data-Hora: 10/4/2018 - 15h45
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Auxiliares: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Público/renda: -
Cartões amarelos: Fazio e Juan Jesus (ROM); Piqué, Messi e Suaréz (BAR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Dzeko (5'/1ºT), De Rossi (13'/2ºT) e Manolas ( 38'/2ºT)
ROMA: Alisson; Florenzi, Manolas, Juan Jesus e Fazio; Kolarov; Nainggolan ( El Shaarawy, 32'/2ºT), Rossi e Strootman; Dzeko e Schick (Under, 27'/2ºT) Téc: Eusebio Di Francesco
BARCELONA: Ter Stegen; Semedo (Dembelé, 39'/2ºT) , Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Rakitic, Busquets (Paco Alcácer, 42'/2ºT), Iniesta (André Gomes, 35'/2ºT) e Sergi Roberto; Messi e Suaréz. Téc: Ernesto Valverde.