Hoje técnico, Elano vê equilíbrio no clássico de Manchester e dá o caminho da vitória para as equipes
Em entrevista ao LANCE!, comandante da Ferroviária comentou sobre a pressão do jogo entre Manchester United e Manchester City e analisou o confronto entre os rivais
- Matéria
- Mais Notícias
Elano, atual técnico da Ferroviária, com quem fez uma grande campanha na Série D do Campeonato Brasileiro e quase conquistou o acesso de divisão, conversou com o LANCE! e analisou o confronto entre Manchester United e Manchester City, que será realizado neste sábado, às 9h30 (horário de Brasília), pela Premier League.
CONHECE A PRESSÃO
Embora o ex-meia esteja trabalhando na beira do gramado e na preparação para o Campeonato Paulista, Elano vestiu a camisa do Manchester City entre 2007 e 2009 e entende como é a pressão pelo resultado por parte dos torcedores de ambos os clubes em uma semana de derby.
+ Duelos LANCE!: Manchester United ou Manchester City? Vote em quem tem o melhor time por posição
- A preparação e os treinamentos que estão programados se mantém, mas a semana, o dia a dia muda. O clássico mexe com a cidade por conta dessas duas equipes poderosas. A cobrança em cima do Manchester City é muito maior (em relação ao período em que Elano jogou nos Citizens) por conta das chegadas do Guardiola e de grandes jogadores. E a pressão é normal quando se joga em um grande time.
EQUILÍBRIO EM MOMENTOS OPOSTOS
E na atual fase da temporada, o Manchester United é o clube que joga mais pressionado por conta dos recentes resultados negativos (apesar da vitória sobre o Tottenham na última rodada da Premier League). No entanto, o comandante da Ferroviária vê o clássico equilibrado.
- O momento do Manchester City é mais tranquilo. O Manchester United tem vivido um período turbulento, uma pressão gigantesca, mas quando se trata desse clássico há muito equilíbrio. Pela fase, o Manchester City tem o favoritismo, mas no campo é tudo igual. Os Red Devils têm o Cristiano Ronaldo, mas do outro lado há uma equipe entrosada.
GAJO vs COLETIVO
E o craque português, segundo Elano, deve ser motivo de preocupação de Pep Guardiola por conta da qualidade e do poder de decisão do camisa sete, que tem nove gols em 11 partidas. No entanto, a força coletiva do atual campeão da Premier League precisa ser fundamental no duelo.
- Cristiano Ronaldo é acima da média, pois ele decide um jogo em fração de segundos. É difícil pará-lo, pois ao mesmo tempo há companheiros ao lado dele que têm muita qualidade. O Manchester City, mesmo com bons jogadores individuais, é uma equipe que trabalha bem coletivamente, mas tem que estar atento em todos os momentos.
Embora possa parecer clichê de treinador, Elano indica qual o segredo para sair de campo com a vitória em um confronto que nos últimos anos tem mostrado esse equilíbrio que o ex-meia viveu em campo.
- Eu acredito muito na organização. Quem errar menos nesse tipo de jogo é quem deve vencer, pois a qualidade técnica, tática e mental de ambos os clubes é muito grande. O que vai fazer a diferença é o coletivo e ambos possuem atletas que podem resolver.
O Manchester City ocupa a 3ª colocação no Campeonato Inglês e vem de uma derrota sofrida para o Crystal Palace. Já o Manchester United está no 5º lugar na tabela e conquistou uma grande vitória por 3 a 0 sobre o Tottenham. Três pontos separam a equipe de Pep Guardiola do time de Ole Solskjaer e o sábado promete um jogo enorme.
*sob supervisão de Cayo Pereira.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias