Lenda nas telonas: Cruyff já teve sua vida abordada em documentário
Jordi Marcos, diretor de "A última partida. 40 anos de Johan Cruyff na Catalunha", lamentou a morte do ídolo da seleção holandesa
A vida de Johan Cruyff foi tema de um documentário que enfatizou o longo período em que ele permaneceu na Catalunha. O craque chegou em 1973, em plena ditadura do general espanhol Francisco Franco, mas tinha um jeito rebelde e ideais democráticos. Jordi Marcos, diretor de "A última partida. 40 anos de Johan Cruyff na Catalunha", falou ao Telegraaf sobre o jogador: " O mundo perdeu uma lenda".
- Estou em choque. Este é um dia muito triste para o mundo do futebol, mas também para todo o país e a sociedade.
No documentário, Jordi Marcos mostra como Cruyff influenciou o Barcelona como jogador e treinador. Foram quarenta anos na Catalunha . A importância de Cruyff para o esporte e as mudanças na sociedade catalã a partir do futebol são relatadas com depoimentos de Pep Guardiola, Vicente del Bosque e do tenor Jose Carreras, entre outros.
- Ele foi muito importante para todos nós. Nos trouxe liberdade - disse Jordi, emocionado depois de saber da morte do ídolo.
Mais detalhes sobre o documentário
Além de entrevistas de ex-jogadores, o documentário, que foi lançado em novembro de 2014, contém cenas que mostram como era o cotidiano de Cruyff nos tempos em que ele jogava. Xavi, também ex-atleta e ídolo do Barcelona, e Sergio Del Bosque (atual treinador da seleção espanhola) também dão depoimentos sobre Johan.
> Clique aqui para assistir o documentário