Lionel Messi é vítima de crime virtual e preocupa população argentina
Astro do Inter Miami viralizou em um "deepfake" sobre investimentos
- Matéria
- Mais Notícias
Lionel Messi, camisa dez do Inter Miami e da seleção da Argentina, foi alvo de um crime nas últimas horas. "La Pulga" teve um vídeo viralizado em que indicava um suposto investimento lucrativo para seus seguidores, porém, tudo não passava de um "deepfake", ou seja, um vídeo manipulado por inteligência artificial.
Relacionadas
➡️ Dia de ‘Él Clásico’: Confira a lista dos maiores artilheiros do confronto
Messi é vítima de crime virtual
Uma trading utilizou um vídeo de entrevista de Messi para manipular a mensagem e persuadir pessoas a entrarem em um esquema de pirâmide. De acordo com o jornalista e escritor Maximiliano Firtman, o golpe foi divulgado amplamente e chegou a enganar um amigo pessoal. Centenas de pessoas se tornaram vítimas por conta do vídeo viral.
Na postagem falsa, Messi indica o que chama de um "investimento seguro":
-Se você ganha 75 mil pesos em uma semana, isso se torna 2 milhões de pesos. Você não precisa ser um especialista em economia ou em mercados
Na última sexta-feira (25), Messi entrou em campo pelo Inter Miami e deu o pontapé inicial nos playoffs da MLS 2024. Com assistência do argentino e gols de Luis Suárez e Jordi Alba, os Flamingos venceram o Atlanta United por 2 a 1 e terão vantagem para a partida de volta, marcada para o próximo sábado (2).
O que é um "deepfake"?
Deepfakes são vídeos manipulados por Inteligência Artificial (IA). A ação envolvendo esse tipo de postagem utiliza técnicas sofisticadas de edição e "aprendizado profundo", para tornar as montagens mais reais. É cada vez mais comum observar este tipo de conteúdo em redes sociais de vídeos curtos, como o Instagram e o TikTok. Ídolo incontestável do futebol argentino, Lionel Messi, foi vítima da prática criminosa.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias