Punição motiva Manchester City por primeiro título da Champions

Banido das próximas edições, City tem chance de ganhar título inédito nesta temporada

Escrito por

Punido pela Uefa por irregularidades em relação ao fair play financeiro, o Manchester City foi banido das duas próximas edições da Liga dos Campeões e, a menos que consiga reverter a pena na Corte Arbitral do Esporte (CAS), não disputará qualquer competição europeia nos próximos anos. A decisão revoltou o clube, mas pode ter um efeito “positivo” para a Champions League desta temporada: afinal de contas, servirá como um motivador para a conquista de um título que seria inédito na história do clube.

Com data ainda a ser definida, por conta do adiamento em virtude da pandemia de coronavírus, o City recebe o poderoso Real Madrid e pode até perder por 1 a 0 para avançar às quartas de final, já que venceu o jogo de ida, no Santiago Bernabéu, por 2 a 1, de virada. O resultado histórico coloca o time treinado por Pep Guardiola em evidência na competição. Nas cotações, o time inglês é o principal favorito ao título da Liga dos Campeões, de acordo com o portal especializado Sites de Apostas. Com odds girando em torno de 4 para cada 1 apostado, o City fica à frente de gigantes como Bayern de Munique, Barcelona, Juventus e PSG.

A campanha dos ingleses, até aqui, é irrepreensível na competição europeia. Com 5 vitórias em 7 jogos, o City ainda não perdeu na competição, tal qual Barcelona, Napoli e Bayern de Munique. O ataque já balançou as redes adversárias 18 vezes, ficando atrás apenas de Bayern e PSG. A defesa também está entre as melhores, apenas 5 gols sofridos, perdendo apenas para a do PSG, e empatando com Bayern, Juventus, Napoli e Barcelona.

No entanto, o City já teve campanhas irrepreensíveis em outros anos e não ficou com o título. Para esse ano, porém, a “fome” pelo título parece ser maior, e muito se deve pela punição imposta pela Uefa. O próprio Pep Guardiola já usou o fato para motivar seus atletas no vestiário. Desde que a punição da Uefa foi anunciada, no dia 14 de fevereiro, o Manchester City realizou seis jogos, contando todas as competições, e conseguiu cinco vitórias, incluindo o triunfo sobre o Real Madrid na Espanha, considerada a maior vitória da história do clube na competição europeia. A única derrota veio no clássico contra o Manchester United, na última rodada da Premier League.

Outro fator que pode pesar a favor do City na Champions League é o fato de estar virtualmente fora de qualquer chance de título no Campeonato Inglês, já que o Liverpool tem 25 pontos de vantagem na liderança e deve ser campeão dentro de algumas semanas. Com isso, o foco do time de Pep Guardiola deve estar voltado totalmente para a Champions, embora a equipe ainda esteja viva na Copa da Inglaterra. Afinal, o título do maior torneio do continente viria para coroar todo o investimento feito pelos árabes liderados por Khaldoon Al Mubarak, há mais de uma década, quando o City deixou de ser um time mediano no país para brigar por todos os títulos.

Siga o Lance! no Google News