Premier League: Everton tem sanção financeira reduzida em quatro pontos e sobe na tabela
Clube inglês estava sendo investigado por violação das regras do Fair Play Financeiro
A direção da Premier League informou, na manhã desta segunda-feira (26), uma alteração na classificação em favor do Everton. O clube, que havia sido prejudicado com a perda de dez pontos, teve a sanção reduzida para apenas seis, subindo na tabela.
➡️ Everton perde 10 pontos na Premier League por violar Fair Play Financeiro; entenda
O caso se deve a uma violação nas regras do Fair Play Financeiro, ligadas à parte de rentabilidade e sustentabilidade do clube. Os Toffees tiveram um prejuízo de 370 milhões de libras - R$ 2,4 bilhões na cotação atual - entre 2018 e 2021, excedendo em mais de três vezes o limite de 105 milhões de libras.
A punição era totalizada em dez pontos, e a decisão inicial havia prejudicado o Everton a ponto de pintarem na zona do rebaixamento em alguns momentos. Porém, a diretoria recorreu à sanção para conseguir a redução.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Club Statement. 🔵https://t.co/16Xc0qrLtv
— Everton (@Everton) February 26, 2024
Com isso, o clube saltou de 21 para 25 pontos na Premier League, e ganhou duas posições, assumindo o 15º lugar. Agora, são cinco de frente para o Luton Town, primeiro time na zona de rebaixamento. A nível de entendimento do prejuízo, caso o time de Merseyside tivesse os dez pontos devolvidos, estaria em 13º.