Quem é Khvicha Kvaratskhelia, jovem do Napoli que está dando o que falar neste início de temporada
Sensação georgiana tem chamado muita atenção no Campeonato Italiano e na Champions
- Matéria
- Mais Notícias
O Napoli vive um surpreendente começo na temporada 2022/23. Na liderança do Campeonato Italiano, mesmo após as saídas importantes de jogadores como Mertens e Insigne. Muito desse início passa pelo talento de um jovem georgiano de 21 anos, com nome não muito fácil de ser pronunciado e que há alguns meses, era um nome desconhecido: Khvicha Kvaratskhelia.
Relacionadas
O jovem ponta-esquerda foi uma das contratações do Napoli para a temporada e surpreendeu a todos com seu futebol em pouco tempo no Campeonato Italiano e na Champions League. O georgiano chamou muita atenção em suas atuações em grandes jogos, e principalmente na goleada sobre o Liverpool por 4 a 1, quando foi o grande nome da equipe.
Kvaratskhelia tem como características o drible, a velocidade, além da construção de jogadas e finalizações de fora da área. Mostrando o que de melhor faz com todos esses fundamentos, e demonstrando bastante personalidade, o atacante vai sendo um dos grandes nomes da temporada até aqui.
+ Sem espaço na equipe, Piqué descarta saída do Barcelona, segundo jornal
PRÉ-NAPOLI
Nascido em Tbilisi, capital da Geórgia, Kvaratskhelia foi revelado e começou no clube de sua cidade, o Dinamo Tbilisi, em 2017. Em 2018, defendeu as cores do Rustavi, time no qual fez mais jogos no cenário local. No futebol local, Kvicha fez 23 jogos, com quatro gols e quatro assistências.
Depois de duas temporadas, Kvaratskhelia rumou para a Rússia em 2018 e começou defendendo o Lokomotiv de Moscou. Pelo clube da capital, ele fez apenas 10 jogos e marcou apenas um gol. Após a passagem pelo time da capital, o atacante foi para o Rubin Kazan em 2019, onde teve números muito melhores com 73 partidas, nove gols e 18 assistências.
Após terminar sua passagem na Rússia, Kvara voltou para o futebol da Geórgia para defender as cores do Dinamo Batumi. Nos 11 jogos que fez pela equipe, marcou oito gols e deu duas assistências, com média de participação de quase um gol por jogo.
Por conta de seu bom desempenho por clubes, o jovem é figurinha carimbada nas convocações da seleção da Geórgia. Pelo seu país, Kvaratskhelia já fez 17 jogos e marcou oito gols.
+ Jornal revela detalhes de assalto sofrido por Paul Pogba
A EXPLOSÃO EM NÁPOLES
Antes mesmo do Napoli pagar 15 milhões de euros pela sua contratação, Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em mercado de transferências, falou sobre o jovem de 21 anos de idade.
- Lembrem-se deste nome. Quem contratar esse jogador, contará com um dos melhores talentos que existem - disse Romano em live.
E parece que o clube napolitano começou a temporada tendo este retorno ao contar com a sensação georgiana. Kvaratskhelia já fez nove jogos pelo Napoli - sete pelo Campeonato Italiano e dois pela Champions - e marcou quatro gols com a camisa dos Partenopei e deu três assistências.
Com suas jogadas e seu futebol arrojado, já surgem comparações com Messi e até mesmo um dos maiores ídolos da história do Napoli, Diego Maradona.
INSPIRAÇÕES NO FUTEBOL E NO BASQUETE
Mesmo sendo mais comparado a Messi, Kvaratskhelia disse que sua inspiração é o astro português Cristiano Ronaldo em sua apresentação no Napoli. O georgiano também já chegou a comemorar ao melhor estilo Stephen Curry, com o gesto de quem está dormindo, o famoso "night-night".
Seu pai, Badri, também foi jogador. Porém, apesar de ter nascido na Geórgia, ele defendeu a seleção do Azerbaijão.
Ainda é muito cedo para dizer o que espera por Kvaratskhelia, visto que a temporada no futebol europeu acabou de começar. Mas pelo que já foi visto, Khvicha não chegou para fazer figuração sob os holofotes do alto escalão da Europa. São poucos os jogadores com a capacidade e sobretudo, com a personalidade da jovem estrela georgiana.
No clube que tem Maradona como ídolo maior, Kvaratskhelia se tornou um xodó para a torcida a ponto de fazer com que Mertens e Insigne não façam tanta falta. Mesmo com pouco tempo de carreira e de competições maiores, o atacante já mostrou um belo cartão de visitas e por isso, dá o que falar, visto que joga à vontade e com vontade. Assim é possível imaginar que logo menos, o Napoli, na prateleira onde está, pode ser apenas um passo para um clube de protagonismo no cenário do futebol europeu.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias