Revanche? Pep Guardiola e Tuchel se reencontram na Champions League em Manchester City x Bayern de Munique
Guardiola busca sua primeira Champions League com o Manchester City
- Matéria
- Mais Notícias
Em menos de uma semana, Thomas Tuchel retorna à Inglaterra, mas no comando do Bayern de Munique. Na próxima terça-feira, o técnico alemão reencontra Pep Guardiola e o Manchester City pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League. Dois dos grandes favoritos ao título da competição mais cobiçada da Europa buscam uma vaga na semifinal.
Além da presença de grandes jogadores de ambos os lados, como Erling Haaland, pelo Manchester City, e Thomas Muller e companhia, pelo Bayern de Munique, o duelo entre os treinadores também será atentamente observado. Principalmente por Tuchel ter sido o algoz de Guardiola na decisão da Champions League 2020/2021, onde o alemão sagrou-se campeão com o Chelsea.
Relacionadas
PEDRA NO SAPATO
Entre 2013 e 2022, Pep Guardiola e Thomas Tuchel se enfrentaram em 10 ocasiões, mas o alemão é uma das maiores pedras no sapato do comandante catalão. Contra adversários com o mínimo de 10 partidas realizadas, o treinador do Manchester City tem seu 3º pior aproveitamento (56,6%) enfrentando o novo "chefe" do Bayern.
Em uma lista que conta com 15 nomes, Guardiola tem um aproveitamento pior apenas contra José Mourinho (53,3%) e Jurgen Klopp (44%). E, apesar das cinco vitórias contra Tuchel, o alemão conquistou dois triunfos em três partidas decisivas disputadas. Além de ter vencido a final da Champions League, ele derrotou o Manchester City com o Chelsea na semifinal da Copa da Inglaterra, em 2020/2021.
A única "derrota" de Tuchel contra Guardiola em um jogo eliminatório aconteceu na final da Copa da Alemanha, em 2015/2016. Enquanto o espanhol comandava o poderoso Bayern de Munique, o alemão dirigia o Dortmund. Na decisão, o duelo acabou empatado por 0 a 0, mas os bávaros venceram os aurinegros nos pênaltis por 4 a 3.
MODELO DAS EQUIPES
Se é possível afirmar que há um favorito no duelo, o Manchester City é capaz de ter uma vantagem por conta do tempo de trabalho de Pep Guardiola no comando do clube inglês. Próximo de completar sete anos à frente dos Sky Blues, o espanhol possui um trabalho consolidado e, sem sombras de dúvidas, vencedor.
O elenco do Manchester City compreendeu a ideia de jogo de seu comandante, os atletas possuem automatismos e jogam "fácil". Além de privilegiar o toque e a posse de bola, estilo marcante do técnico catalão, os ingleses contam com Erling Haaland para colocar a bola no fundo das redes em busca do inédito título para sua equipe.
Por outro lado, Thomas Tuchel tem pouquíssimo tempo de trabalho no Bayern de Munique. Contratado durante a última Data Fifa, o alemão demorou para receber seus jogadores, que estavam em compromissos com suas seleções. Em três jogos, seu time venceu o Dortmund e retomou a liderança da Bundesliga, foi derrotado diante do Freiburg e caiu nas quartas de final da Copa da Alemanha, mas venceu o algoz no último sabado, pelo Campeonato Alemão.
Embora tenha uma fama pela construção de defesas sólidas, o Bayern de Thomas Tuchel sofreu quatro gols em três partidas e tem encara seu maior desafio diante do Manchester City. Mas o comandante alemão conhece seu rival e a expectativa é de que monte uma equipe capaz de explorar os pontos fracos de Guardiola.
CADÊ A CHAMPIONS?
Com duas Champions League conquistadas no currículo no período em que treinou o Barcelona, Pep Guardiola segue sem erguer o troféu mais cobiçado da Europa desde que deixou a Catalunha. Nos três anos em que trabalhou no Bayern de Munique, o comandante foi eliminado para três equipes espanhóis na fase de semifinais, sendo Real Madrid, em 2013/2014, Barça, em 2014/2015 e Atlético de Madrid, em 2015/2016.
Com o Manchester City, Guardiola caiu nas oitavas de final em sua primeira temporada e três vezes consecutivas nas quartas de final antes de chegar na decisão, em 2020/2021. E apesar do favoritismo, o Chelsea liderado por Thomas Tuchel conquistou o troféu com uma vitória por 1 a 0 com gol de Kai Havertz.
No ano passado, o catalão não conseguiu ter sucesso em mais uma oportunidade e foi derrotado na semifinal diante do Real Madrid. Com isso, são quase 12 anos sem conquistar o tão sonhado título da Champions League. Enquanto isso, Tuchel acumula em seu cartel duas finais em um troféu nos últimos quatro anos.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias