Sozinho, Guardiola tem mais títulos de elite do que o centenário City
Clube não tinha muito peso antes da entrada do dinheiro estrangeiro
- Matéria
- Mais Notícias
Na temporada que vem, Pep Guardiola vai assumir o Manchester City. Este será o terceiro clube de elite que o treinador vai comandar. Porém, apesar de estar prestes a ir para um dos times mais ricos do mundo, a equipe está bem longe da tradição de Barcelona e Bayern de Munique. Isso, aliás, traduz-se em números. Sozinho, o técnico catalão, em menos de 10 anos nesta carreira, já tem mais títulos do que os Citizens em mais de um século de história.
O City foi fundando inicialmente em 1880 com o nome St. Mark's, depois mudou para Ardwick, e finalmente se transformou em Manchester City em 1894. No total, em 136 anos de história, o time ganhou 18 troféus de elite (excluindo os sete da Segunda Divisão e um da Terceirona). Já Guardiola, que assumiu o Barça em 2008, já tem 19 conquistas.
Relacionadas
Antes da era milionária, o Manchester City era um clube tradicional, mas não era vencedor. Até a chegada do dinheiro dos Emirados Árabes Unidos em 2008, o time tinha dificuldades, e era rebaixado e promovido com frequência. Aliás, o City e o Leicester, dois principais concorrentes ao título da Premier League deste ano, ao lado do Arsenal, são os maiores vencedores da Segundona da Inglaterra, com sete conquistas, cada.
Enfim, até a entrada do dinheiro, o Manchester City tinha 12 títulos em sua história. Incluindo o Campeonato Inglês duas vezes, e uma Taça dos Clubes Vencedores de Taças da Uefa, único troféu internacional do time até hoje. Depois do capital estrangeiro, foram mais seis conquistas.
ICYMI: Today's club statement in full. #mcfc pic.twitter.com/jb2gMaWnVz
— Manchester City FC (@MCFC) February 1, 2016
Pep Guardiola também tem um título de Segunda Divisão, pelo Barcelona B. Mas, claro, também não entra na conta. Assumiu o time principal do Barça em 2008, e liderou uma das maiores equipes da história, que tinha Messi, Xavi e Iniesta como os seus pilares. Na Catalunha, levou todos os títulos possíveis. Um total de 14. Depois de um ano sabático, assumiu o Bayern de Munique, e incluiu mais cinco troféus em sua coleção.
Nessa "disputa" até a chegada efetiva de Guardiola, técnico e time podem aumentar suas contas. Pep é líder com folgas do Campeonato Alemão com o Bayern de Munique, está nas quartas de final da Copa da Alemanha - pega o Bochum -, e vai encontrar a Juventus nas oitavas de final da Liga dos Campeões.
Já o City tem quatro frentes, sendo a Champions em comum. Os ingleses pegam o Dínamo de Kiev. No Campeonato Inglês, é vice-líder como três pontos a menos que o Leicester. Os Citizens já podem igualar essa conta no dia 28 de fevereiro, pois faz a final da Copa da Liga Inglesa contra o Liverpool. E ainda está nas oitavas da FA Cup com encontro marcado com o Chelsea.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias