Sem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o clássico entre Real Madrid e Barcelona começa a ganhar novos protagonistas. Segundo a imprensa espanhola, Vinícius Júnior foi um dos principais nomes da partida na qual os merengues superaram os culés. O camisa 20 chegou a ser tratado como "rei do clássico" por um artigo do "Marca".
O jornalista Pedro Polo disse que o ponta esquerda "recordou o estilo de Neymar" por buscar o espetáculo, mas também ser objetivo quando havia necessidade. E o jovem foi destacado por todo o período em que esteve em campo, mas principalmente pela primeira etapa em que infernizou a vida de Mingueza, lateral do Barcelona, que foi substituído no intervalo.
> Veja a tabela da La Liga
No programa "Carrusel Deportivo", diversos jornalistas destacaram a evolução de Vinícius Júnior sob o comando do técnico Carlo Ancelotti em relação ao período em que esteve sob a batuta de Zinedine Zidane. Com o treinador italiano, a joia merengue já soma sete gols e cinco assistências na temporada.
A imprensa de Madri também citou o nome de Vinícius Júnior como sendo foco da ira de diversos torcedores do Barcelona ao ser substituído. O brasileiro optou por deixar o campo por trás de um dos gols e durante o caminho até o banco de reservas ouviu xingamentos, vaias e objetos que eram arremessados das arquibancadas.
Aos 21 anos, o atleta merengue teve que crescer e se amadurecer rapidamente com a camisa do Real Madrid e atualmente já deixou o status de promessa de lado para se tornar uma realidade. E uma realidade na qual os torcedores da Catalunha deverão se acostumar pelos próximos anos.