O Campeonato Paulista nem começou, mas já está envolto em muitas polêmicas no estado de São Paulo. Isso por conta da fusão entre Red Bull e Bragantino, realizada nesta temporada de 2019. Com a junção das duas equipes, o Braga permaneceu na primeira divisão, enquanto o Red Bull foi rebaixado para à Série A-2. É justamente este rebaixamento que causa a polêmica da vez.
O Barretos, terceiro colocado da Série A3, preparou um documento jurídico para pleitear a vaga do clube campineiro. Segundo Luisão Cortillazzi, executivo de futebol do Barretos, o regulamento da própria Federação diz que a vaga do clube na segunda divisão tem que ser garantida.
- Clamamos que as regras da entidade sejam cumpridas em sua totalidade. Está bem claro no regulamento que dois ou mais clubes de um mesmo grupo econômico não podem disputar a mesma divisão. A FPF entendeu que Bragantino e Red Bull Brasil têm a mesma administração e colocou o RBB na Série A2, quando o correto seria abrir uma vaga no módulo. Não podemos deixar que os 'anos da canetada' voltem ao nosso futebol. O Barretos Esporte Clube confia muito na gestão do presidente Reinaldo Carneiro Bastos e estamos confiantes de que as regras serão cumpridas em benefício do futebol. Aguardamos o convite para a nossa diretoria participar do Conselho Arbitral da Série A2 sem precisar que usemos nossa liminar - disse Luisão Cortillazzi, executivo de futebol do Barretos.
Vale lembrar que, na última semana, a FPF convocou os clubes para reunião do Conselho Técnico com Red Bull Brasil na Série A2 e Barretos na Série A3. O encontro tem como finalidade definir regras e tabela da temporada.
Conforme previstos nos regulamentos do Paulista, caso um clube classificado não participe da competição, a vaga será do terceiro time mais bem colocado.
"Em caso de não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal", diz o regulamento
Desta forma, abre-se uma vaga em cada módulo da primeira divisão do Campeonato Paulista (Séries A1, A2 e A3). Assim, a vaga da elite seria preenchida pelo Água Santa (terceiro colocado na A2 de 2019) e a vaga na A2 seria do Barretos (terceiro colocado na A3 de 2019). De acordo com o regulamento, o Red Bull Brasil deveria voltar para a Segunda Divisão, a chamada Bezinha, ou se licenciar, como já aconteceu com Comercial e Votorary.
Quando recebeu sua convocação, a diretoria do Barretos moveu sua equipe jurídica de São Paulo e Rio de Janeiro para impetrar uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e notificar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
- É um crime contra o regulamento interno de competições, o Estatuto do Torcedor e Lei Pelé. Essas regras possuem as assinaturas de todos os clubes participantes das competições desse ano e também do presidente Reinaldo. Elas (regras) precisam ser cumpridas. Tenho certeza que com a transmissão ao vivo do Arbitral a entidade não colocará os dirigentes dos clubes em constrangimento para votarem mudanças de RGC (Regulamento Geral de Competições) usado e votado em 2019.
Caso a FPF acate a solicitação do Barretos, uma vaga será aberta também na Série A3, permitindo que o terceiro colocado do Campeonato Paulista da Segunda Divisão conquiste o acesso. Desta forma, Luisão Costillazzi pede união dos clubes.
- Hoje é o Barretos nesta situação, mas lutamos também por todos os filiados para que não seja aberto um precedente imoral e outras agremiações sofram com tamanha arbitrariedade. Queremos apenas que as normas aprovadas por todos seja cumprida - completou o dirigente.
O Conselho Técnico que definirá o formato de disputa, datas e outros pontos do Campeonato Paulista da Primeira Divisão será do módulo Séries A1 na segunda-feira (21/10), e dos módulos das séries A2 e A3 acontecerá na próxima quarta-feira (23/10) na sede da FPF.