CBF confirma implantação do VAR nas Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro
A Confederação afirmou que temporada 2021 das três competições nacionais terá 230 jogos com utilização do árbitro de vídeo; custos de tecnologia serão arcados pela CBF
Na noite desta quinta-feira, a CBF confirmou que as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro contarão com a utilização do árbitro de vídeo (VAR) ainda na temporada 2021. Além disso, todos os custos serão arcados totalmente arcados pela própria Confederação. A decisão ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico.
Vale ressaltar que a Série B utilizará a ferramenta em todas as 190 partidas do segundo turno do Brasileirão. Por outro lado, nas Séries C e D, a implementação da tecnologia abrangerá apenas as fases finais das duas competições, o que totaliza 26 e 14 jogos, respectivamente.
> Veja as melhores fotos do dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio
- Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento - comemorou o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.
> Veja e simule a tabela da Série A do Brasileirão
VEJA A NOTA DA CBF
As Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro contarão com a utilização do árbitro de vídeo (VAR) ainda nesta temporada. Com os custos totalmente arcados pela CBF, a Série B utilizará a ferramenta em todas as 190 partidas do segundo turno do Brasileirão. Já nas Séries C e D a implementação da tecnologia abrangerá as fases finais das duas competições, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente.
A decisão da entidade ainda será referendada pelos clubes em Conselho Técnico para aquelas séries onde há esta previsão. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem.
"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, afirma o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.
A entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo. Ao fim de 2021, serão 651 jogos com a ferramenta em competições da CBF.