Clubes vão criar Associação Brasileira de Futebol e liga nacional pode sair do papel
Dirigentes das Séries A e B se reúnem nesta segunda, em São Paulo, e organização de uma nova competição nacional está na pauta do encontro
- Matéria
- Mais Notícias
Cerca de 40 dirigentes de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro estarão reunidos na tarde desta segunda-feira, em São Paulo, para debaterem a criação da Associação Brasileira de Futebol. Um dos principais motivos para a iniciativa é fazer frente às decisões da CBF e a elaboração de uma liga nacional organizada pela nova entidade está na pauta de discussões do encontro.
Relacionadas
- A participação dos clubes junto das entidades nacionais é muito importante e aqui no Brasil há a necessidade para que a gente possa participar de assuntos importantes dentro do futebol brasileiro porque não pode deixar só por conta da CBF resolver todos os problemas – afirmou Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro.
O dirigente mineiro adiantou ainda que há a possibilidade de criarem uma nova competição nacional organizada pelos próprios clubes, e cita a Lei do Profut, sancionada no ano passado, como respaldo para a iniciativa.
- Não é cedo (para discutir a criação do campeonato). A Lei do Profut mudou a Lei Pelé e exige que os clubes participem de todas as assembleias da CBF e nós vamos discutir isso. Se tem uma lei que permite isso, tem que se cumprir a lei – comentou Tavares.
Segundo ele, um dos fatos que motivou a reunião dos clubes brasileiros foi a criação da Liga Sul-Americana de Clubes, que deve ser oficializada em reunião no próximo dia 19, em Montevideu, no Uruguai.
- Já está sendo criada uma associação sul-americana e temos que ter uma nacional – apontou o presidente do Cruzeiro.
Dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileiro, apenas três ainda não confirmaram presença na reunião: Oeste, Bragantino e Vasco.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias