Relembre jogadores colombianos que já passaram pelo futebol brasileiro
O Fluminense está bem próximo de concretizar a contratação do atacante Yony González, que pode ser mais um jogador do país sul-americano a se aventurar no Brasil
- Matéria
- Mais Notícias
O Fluminense está muito próximo de acertar o seu primeiro reforço para 2019. O atacante Yony González está encaminhado com o clube carioca e depende do resultado dos exames médicos para fechar o acordo.Um dos destaques do Júnior Barranquilla, Gonzalez pode ser mais um colombiano a se aventurar no futebol brasileiro.
Nomes mais recentes, como Yerry Mina, Miguel Borja e Cuéllar, se juntam a grandes jogadores do passado, como Aristizábal e Rincón, que formam um grupo de jogadores colombianos que tiveram boas passagens em grandes clubes pelo Brasil.
MINA DO VERDÃO
Relacionadas
O zagueiro Yerry Mina teve grande passagem pelo Palmeiras. Foram 49 partidas no Verdão e nove gols, além de ser um dos destaques do título do Campeonato Brasileiro de 2016. Após defender o clube paulista se transferiu para o Barcelona, mas não foi muito aproveitado e foi vendido para o Everton, onde reencontrou seu futebol.
RENTERÍA, O SACI
O atacante Rentería teve destaque no Internacional, com gols e muita irreverência. Ganhou o carinho da torcida por comemorar seus gols imitando um Saci, o mascote do clube gaúcho. Foi vice-campeão brasileiro, em 2005 e participou do título da Libertadores de 2006. Acabou não disputando o Mundial de Clubes do mesmo, na famosa final contra o Barcelona, pois se machucou. No Brasil, também vestiu a camisa do Atlético Mineiro e do Santos.
ANTES DE BORJA...
Faustino Asprilla chamou atenção no futebol brasileiro no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Teve mais destaque vestindo a camisa do Palmeiras, em 1999. No clube paulista, foi campeão do torneio Rio São Paulo e da Copa dos Campeões, em 2000, além de ser vice da Libertadores do mesmo ano. Também vestiu a camisa do Fluminense, entre 2000 e 2001. Se aposentou em 2004, no Cortuluá.
ÍDOLO DA RAPOSA
Aristizábal marcou época no Brasil. Começou sua carreira em solo brasileiro pelo São Paulo, de 1996 a 1997 e depois foi para o Santos, onde teve passagem discreta. Chamou atenção no Vitória, onde marcou dez gols em 21 jogos, em 2002. As boas atuações fizeram com que o atacante fosse para o Cruzeiro, onde virou ídolo. Na Raposa, foram 44 jogos, 25 gols e a tríplice coroa (Campeonato Brasileiro, Mineiro e Copa do Brasil), em 2003. Se aposentou, em 2007, no Atlético Nacional e, antes, passou pelo Coritiba, em 2004.
XERIFE CORINTIANO
Freddy Rincón, zagueiro forte e de personalidade, conquistou títulos importantes pelos rivais Corinthians e Palmeiras. No Verdão, foi campeão do Campeonato Paulista e do Brasileiro, em 1994, em um time que marcou época no clube. No Corinthians, porém, fez parte de uma geração vitoriosa e que também fez história. Uma das referências do elenco, Rincón conquistou dois Campeonatos Brasileiros (1998 e 1999) e um Mundial (2000).
REI DAS DANCINHAS
Com passagens pelo Napoli, Milan e seleção colombiana, o lateral Pablo Armero também defendeu clubes brasileiros. Ganhou notoriedade no Palmeiras, entre 2009 e 2010, clube pelo qual participou de 80 jogos. Em 2015, retornou ao Brasil e teve rápida passagem pelo Flamengo. Dois anos depois, foi para o Bahia, onde atuou por 21 partidas. Armero, porém, não ficou muito conhecido pelos gols ou passes, mas sim, por suas dancinhas contagiantes nas comemorações dos gols.
CAMPEÃO MUNDIAL
O meia Fabián Vargas teve passagem mais intensa por América de Cali e Boca Juniors, mas sua passagem pelo Internacional, em 2006 e 2007, teve certa relevância. O jogador de marcação entrou no lugar de Alex, na final do Mundial contra o Barcelona e teve boa participação na manutenção do placar de 1 a 0.
ARTILHEIRO
Contratado em 2017, por 10,5 milhões de dólares e com o título da Libertadores nas costas (pelo Atlético Nacional), Borja chegou com muito status no Palmeiras. Em sua primeira temporada, marcou dez gols em 43 jogos. Na última temporada, foi importante na conquista do Campeonato Brasileiro e terminou o ano com 20 gols em 44 jogos.
VOLANTE RUBRO-NEGRO
O volante Cuéllar é um dos colombianos do atual elenco do Flamengo. Já acostumado com a camisa rubro-negra, o jogador chegou em 2016, vindo do Júnior Barranquilla. Ao todo, já são 135 jogos e dois gols marcados.
VELOCIDADE MÁXIMA
O atacante Berrío chegou com muita expectativa, em 2017, no Flamengo. Com notável velocidade, o colombiano não se consolidou no clube carioca, mas teve alguns momentos bons. No melhor deles, deu uma assistência, após um lindo drible de letra em Victor Luís (então no Botafogo), na semifinal da Copa do Brasil de 2017. Ao todo, são 55 jogos e seis gols marcados.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias