menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Qual é o estádio mais antigo do Brasil?

Conheça o estádio Boca do Lobo, do EC Pelotas, o mais antigo do Brasil

boca-do-lobo-aspect-ratio-512-320
imagem cameraEstádio Boca do Lobo, Pelotas - RS (Foto: Divulgação/EC Pelotas)
Avatar
Lance!
São Paulo - SP
Dia 06/09/2023
13:43
Atualizado em 06/09/2023
19:31

  • Matéria
  • Mais Notícias

Do antigo pavilhão de madeira ao colosso de concreto da Boca do Lobo, mais de um século de glórias enraizadas no coração da cidade. Palco de grandes confrontos e momentos inesquecíveis para milhares de apaixonados, conheça um pouco mais sobre o estádio mais antigo do Futebol Brasileiro. 

continua após a publicidade

Inicialmente o estádio era conhecido como Estádio da Avenida, mas por sua localização em um entroncamento de ruas na cidade conhecido como "boca de lobo", e com a posterior adoção do "Lobão" como mascote oficial do clube, o estádio passou a ser conhecido como Estádio Boca do Lobo, sendo este, hoje, o seu título oficial.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

A INAUGURAÇÃO EM 1908

Esporte Clube Pelotas nasceu em 1908, com a fusão das duas mais fortes associações esportivas da cidade: o Club Sportivo Internacional e o Football Club. Imediatamente após a fundação, o Pelotas passou a ocupar o terreno da avenida Bento Gonçalves. Em tempo recorde, um pavilhão de madeira para 800 pessoas foi erguido para a festa de inauguração, na tarde de 25 de outubro de 1908.

continua após a publicidade

Na histórica tarde de inauguração do então chamado Estádio da Avenida, o Sport Club Rio Grande, clube mais antigo do país, foi convidado para a disputa de dois confrontos. A preliminar seria entre os segundos times, com goleada áureo-Cerúlea pelo placar de 5×1. O primeiro gol do Pelotas foi ali assinalado por Adalberto Barcellos. A partida entre os primeiros quadros foi vencida pelo Rio Grande por 3 a 2, tendo Curt Rheingantz assinalado o primeiro e também histórico gol pela equipe principal do Esporte Clube Pelotas. O Rio Grande mantinha-se invicto desde a sua fundação. Até que em 24 de outubro de 1909 o Pelotas recebeu novamente o “vovô”, vencendo o confronto por dois a zero. Dois anos mais tarde, o Pelotas desafiou e venceu a todos os campeões regionais do estado, recebendo o título de “campeão estadual” de 1911, por unânime aclamação.

intersm-renata-medina
Inter de Santa Maria x EC Pelotas pelo Gauchão 2023 (Foto: Renata Medina)

Modernização do Estádio - 1962 a 2009

Em 1962 o Pelotas conquistou o Torneio Sesquicentenário de Pelotas, comemorativo aos 150 anos de fundação da cidade. Aquele ano ficaria marcado como o início da modernização do estádio, com a inauguração do pavilhão social de concreto, com cobertura, abrigando cadeiras cativas e novas dependências internas na parte frontal à praça Júlio de Castilhos para vestiários e administração. A obra seguiria lentamente e por etapas, porque os tempos já eram outros e o departamento de futebol exigia grandes receitas. O pavilhão social inaugurado em 1962 está diretamente ligado à iniciativa e ao trabalho de um grande áureo-cerúleo: Dirceu Mendes de Mattos.

continua após a publicidade

Em 1977, em plena era do goleador Flávio Minuano, ocorre a inauguração de um novo sistema de iluminação. Em 1983, o estádio da Boca do Lobo, como já era nacionalmente conhecido, ganha a monumental arquibancada da rua Gonçalves Chaves. A conclusão dessa obra deve-se à operosidade e competência de outro grande áureo-cerúleo: Sidney Salengue Gomes. Em 1988 o Pelotas inaugurou a grande arquibancada da avenida Bento Gonçalves e o Shopping Lobão, aumentando a capacidade do estádio para 18 mil pessoas.

+ Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!

O APELIDO BOCA DE LOBO

Situado no quarteirão formado, pela Avenida Bento Gonçalves, Praça Júlio de Castilhos, ruas Dr. Amarante e Gonçalves Chaves, o estádio faz esquina com duas artérias que se cruzam num ângulo semelhante ao de uma boca de lobo – a avenida Domingos de Almeida e a rua Gonçalves Chaves. Aquele ponto urbano já era há muito tempo conhecido como Boca do Lobo. E o estádio do Pelotas, com o passar dos anos, foi sendo chamado de Estádio da Boca do Lobo, ou simplesmente Boca do Lobo.

O Pelotas possui hoje, somando-se a Boca do Lobo e o Parque Esportivo Lobão, a maior estrutura social e esportiva do interior do estado. A Boca do Lobo, erguida no coração da cidade, desfruta de um ponto comercial estratégico, em área de intenso movimento diurno e noturno. São aproximadamente 60 unidades comerciais, incluindo as esquinas da Churrascaria Lobão, a Galeteria Lobão, o Posto Petrobrás, o Posto Ypiranga e outras 23 unidades comerciais construídas ao redor do estádio, além de 33 salas de escritório no Shopping Lobão.

Boca_do_Lobo
Loja Lobo Mania, em frente ao estádio. (Foto: Divulgação/EC Pelotas)

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias