Copa do Brasil: Flamengo busca penta, e São Paulo quer título inédito; veja como equipes chegam para a final
Resumo das temporadas do Rubro-Negro e do Tricolor, e a participação especial de Dorival Júnior
- Matéria
- Mais Notícias
Está chegando a hora! Flamengo e São Paulo se alinham os últimos detalhes da preparação para o primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil, que será disputado no dia 17 de setembro, no Maracanã. De olho no duelo que promete uma enorme mobilização de ambos os lados, o Lance! preparou um especial com o resumo das temporadas de cada equipe, e explica como Rubro-Negro e Tricolor chegam para a finalíssima.
ANO DO FLAMENGO É MARCADO POR VEXAMES, E COPA DO BRASIL PODE SER 'SALVADORA DA PÁTRIA'
Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo vê na conquista do pentacampeonato do torneio nacional o afago necessário para uma temporada marcada por vexames. Em 2023, o Rubro-Negro disputou cinco decisões e perdeu todas. Mundial, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil, Carioca e Libertadores. De Vitor Pereira a Jorge Sampaoli, o Fla perdeu seu DNA, colecionou fracassos, endossou discursos 'passadores de pano' e se afastou do caminho de glórias que vinha sendo percorrido nos últimos anos.
Apesar dos pesares, o Flamengo fez valer o poder de seu elenco, as individualidades se sobressaíram em momentos de crise, e a vaga para mais uma final foi carimbada. Para chegar até a decisão, o Rubro-Negro deixou para trás o Fluminense, o Athletico e o Grêmio.
+ Jogadores do Flamengo têm reunião de 'portões fechados' e sem presença de Sampaoli
Nas oitavas de final, Flamengo e Fluminense escreveram mais um capítulo na história do clássico mais charmoso do Brasil. A partida de ida, com mando de campo Tricolor, terminou em 0 a 0. No jogo de volta, o Fla fez valer o 'fator casa', venceu o confronto por 2 a 0 e garantiu a classificação.
Nas quartas de final, o Flamengo enfrentou o já conhecido Athletico PR - pelo quinto ano consecutivo no torneio nacional. No Maracanã, o Fla venceu a primeira partida por 2 a 1, e conquistou uma singela vantagem para decidir a vaga fora de casa. Na Ligga Arena da Baixada, o Furacão não conseguiu se impor, o Rubro-Negro carioca aplicou um 2 a 0 e carimbou o passaporte para a semifinal.
Na última etapa antes da grande decisão, o Flamengo reencontrou Renato Gaúcho e eliminou o Grêmio do torneio. O primeiro duelo foi disputado na Arena do Grêmio, e o Rubro-Negro venceu por 2 a 0. No confronto da volta, no Maracanã, o Fla administrou a vantagem, venceu por 1 a 0 e se garantiu na grande final.
Agora, em busca do pentacampeonato, o Flamengo encontra pelo caminho uma das peças principais do título da Copa do Brasil 2022: Dorival Júnior. O técnico campeão nacional com o Rubro-Negro na última temporada, hoje comanda o São Paulo, e vai tentar superar a antiga equipe em busca do título inédito para o Tricolor.
COM CAMPANHA HISTÓRICA, ANO DE SÃO PAULO ESTÁ BASEADO EM BUSCA DE TÍTULO INÉDITO
Seis Campeonatos Brasileiros, uma Copa Sul-Americana, três Copa Libertadores e três Mundiais. No entanto, um título ainda falta na prateleira de troféus do São Paulo: a tão sonhada Copa do Brasil. E sem dúvida, a campanha pode ser considerada até mesmo histórica.
O começo do ano do Tricolor foi turbulento. Nas quartas de final do Campeonato Paulista, caiu após ser derrotado pelo Água Santa nas penalidades. Pouco tempo depois, Rogério Ceni deixou o comando e Dorival Júnior chegou. Na Copa Sul-Americana, o Tricolor chegou até as quartas de final também, eliminado pela LDU. Mas é na Copa do Brasil que o time quer fazer história. Na expectativa da decisão, o grande destaque foi para um feito que, caso aconteça novamente, pode ser até mesmo considerado um 'milagre'.
O São Paulo carimbou sua vaga na etapa final eliminando dois dos seus maiores rivais: Palmeiras e Corinthians. O Palmeiras, inclusive, foi eliminado nas quartas de final no Allianz Parque, na frente de um mar verde nas arquibancadas, que se viram caladas após os gols de Caio Paulista e David. Contra o Corinthians, na semifinal, conseguiu o resultado no Morumbi, diante dos 62 mil torcedores presentes e com uma das maiores festas vistas nos arredores. Por este motivo, a conquista da competição com esta campanha seria histórica.
Mas não apenas o foco total no campeonato marcou o ano do São Paulo em 2023. Além dos recordes de torcida, que se tornaram tão frequentes na temporada, e da chegada de Dorival Júnior - que logo encantou o Morumbi -, o Tricolor contou com a vinda de diversos reforços, com um destaque especial para três personalidades: Pato, James Rodríguez e Lucas Moura - todos com experiência de Europa, e principalmente o primeiro e o último, retornando ao time que os mesmos consideram como “casa”.
+ São Paulo pode ‘zerar’ galeria de troféus com título da Copa do Brasil
COMO O FLAMENGO CHEGA PARA A FINAL?
Pressionado, o Flamengo chega para a grande final com uma responsabilidade duplicada. A primeira, de fazer valer o título de atual campeão do torneio e brigar pelo pentacampeonato, e a segunda, de superar a crise interna, erguer a taça e salvar a temporada 2023.
O clima nos bastidores do Rubro-Negro não é dos melhores, mas o elenco mais que vitorioso sabe que tem uma nobre missão a cumprir: dar um afago aos corações dos mais de 45 milhões de apaixonados.
Apoio não irá faltar. Para a partida deste 17 de setembro, uma enorme mobilização foi criada pela torcida, que arrecadou mais de R$ 130 mil em vaquinha. A festa está sendo prepara com promessa de caos visual para relembrar o 'tempo de ouro'. Nas arquibancadas, o empenho está garantido. Agora, é com vocês. Vai pra cima deles, Mengo!
E O SÃO PAULO?
Foco total. Esta é a palavra que define como o Tricolor chega para uma das finais mais aguardadas de todos os tempos. Após 23 anos, o clube finalmente volta a enfrentar uma decisão assim por uma competição que ainda não conseguiu vencer.
O clima interno no elenco é de otimismo e foco. Todos tem noção da importância que seria este feito. Por parte da torcida, clima de apoio máximo. Para a final no Morumbi, as vendas dos ingressos se esgotaram rapidamente - tamanha a ansiedade.
*Izabella Giannola colaborou com supervisão de Paula Mattos
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias