Corinthians e Santos homenageiam ídolo Gylmar, que faria 90 anos
Clubes alvinegros lembraram em seus canais oficiais do histórico goleiro, que teve carreira brilhante pelos dois clubes e pela Seleção Brasileira; ele faleceu em 2013
- Matéria
- Mais Notícias
Citado frequentemente por especialistas como o maior goleiro da história do futebol brasieiro, Gylmar dos Santos Neves faria 90 anos neste sábado (22). Nascido em 22 de agosto de 1930 e falecido em 25 de agosto de 2013, o histórico atleta foi titular do gol da Seleção Brasileira na campanha dos dois primeiros títulos mundiais da equipe canarinho - 1958 e 1962. Já por clubes, teve trajetória marcante pelos Alvinegros paulistas Corinthians e Santos. Por isso, os rivais registraram com honra a data em suas páginas oficiais, enaltecendo os feitos e a memória do ídolo.
Nascido em Santos, Gylmar começou a carreira no Jabaquara, clube de sua cidade. Em 1951, foi contratado pelo Corinthians e cumpriu trajetória de destaque, conquistando cinco títulos em apenas quatro anos: três Paulistas (1951, 1952 e 1954) e dois troféus do Rio-São Paulo (1953 e 1954). O site do Timão lembrou a sua perfomance no título estadual de 54, no IV Centenário de São Paulo, "principalmente por suas defesas no empate por 1 a 1 com o Palmeiras que garantiu o troféu para o Timão".
Relacionadas
Nascia há 90 anos um dos maiores goleiros da história do Corinthians! 🖤
— Corinthians (@Corinthians) August 22, 2020
Gylmar dos Santos Neves atuou 395 vezes com o manto alvinegro e conquistou quatro títulos: três paulistas e um Rio-São Paulo! ⚫⚪
📸 Arquivo Corinthians#VaiCorinthians pic.twitter.com/CaIK0EoHN9
Quando ainda defendia o Corinthians, Gylmar foi o títular do gol da Seleção no primeiro título mundial do país, em 1958, na Suécia. Quatro anos depois, aos 31 anos, transferiu-se para o Santos, onde fez parte da era de ouro da equipe com Pelé e cia. Pelo Peixe, conquistaria incriveis 18 títulos oficiais, entre eles os bicampeonatos da Libertadores e do Mundial no biênio 1962/63. E nesse período ainda seria campeão do mundo mais uma vez pela Seleção, em 62, no Chile.
"A famosa frase “todo time começa por um grande goleiro” nunca esteve tão correta. A máquina santista da década de 1960 tinha o seu arqueiro perfeito", diz texto assinado por Gabriel Santana no site oficial do clube.
Gylmar dos Santos Neves completaria mais um ano de vida. Nossa homenagem ao maior goleiro da nossa história. Obrigado por tudo, #ÍdoloEterno! 🖤
— Santos Futebol Clube (@SantosFC) August 22, 2020
🥅 331 jogos com o #MantoSagrado
🏆 18 títulos oficiais pelo Santos pic.twitter.com/nedn4TNZaD
Apelidado de "O Goleiro Maior", Gylmar dos Santos Neves fez 103 partidas pela Seleção Brasileira - 73 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Foi uma carreira de muito brilho.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias