Flamengo e Fluminense se manifestaram no processo em que o Vasco pediu para jogar no Maracanã. O Cruz-Maltino utilizar o estádio na partida contra o Palmeiras, que será a primeira do clube como mandante desde que retornou à elite do futebol brasileiro.
Em defesa, o Flamengo alegou que o gramado não suporta jogos em excesso. Inclusive, o fato já foi alvo de diversas reclamações. No documento em que o LANCE! teve acesso, o Rubro-Negro diz que "todo o planejamento estipulado pelos clubes para a partida fica prejudicado".
Além disso, o Flamengo apresentou uma tabela expondo o número expressivo de partidas que serão realizadas em abril. O Rubro-Negro diz que a "quantidade supera a quantidade de jogos disputados em outros estádios do Brasil e de países europeus".
Outro argumento trago pelo Flamengo é de que o Vasco possui São Januário como estádio próprio. Outra solução que o Rubro-Negro deu ao Cruz-Maltino foi utilizar o estádio Nilton Santos para jogar contra o Palmeiras, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que a casa do Botafogo também é um equipamento público.
Por fim, o Flamengo sugeriu datas para que o Vasco utilize o Maracanã mesmo com o Termo de Permissão de Uso (TPU) prestes a vencer. Confira abaixo.
- Dia 22 de julho;
- Dias 7, 8 e 9 de setembro;
- Dias 12, 13, 14 e 22 de outubro;
- Dias 8, 16, 17 e 18 de novembro.
O Fluminense, por sua vez, pediu para entrar como parte interessada no processo, uma vez que é intervente anuente no TPU. O Tricolor não se opõe que o Vasco utilize o Maracança, desde que seja "realizada de acordo com critérios técnicos e um cronograma que preserve o gramado".
Além disso, o Fluminense reforçou o argumento do Flamengo no sentido de que o mês de abril vai ter uma maratona de jogos. Outros pontos ratificados pelo Tricolor é de que São Januário possui condições de receber a partida contra o Palmeiras, que o Nilton Santos poderia ser utilizado pelo Cruz-Maltino como alternativas e as datas disponibilizadas ao clube da Colina Histórica.
Outra alegação feita pelo Fluminense é de que o Vasco quer tumultuar a administração do Maracanã feita em parceira com o Flamengo. O Tricolor também destacou que a 777 Partners tem um projeto de entretenimento para o estádio além do futebol. Ou seja, para o clube das Laranjeiras, a empresa estadunidense deseja usar o local como palco de shows. Por fim, lembrou que o Cruz-Maltino não possuía "condições financeiras de arcar com os custos de manutenção/conservação de dois estádios" e, por isso, não teve interesse em participar da gestão.
A batalha entre a dupla Fla-Flu e Vasco pelo Maracanã está longe de acabar. Em meio a isso tudo, o prazo do Termo de Permissão de Uso (TPU) se encerra no próximo dia 25.