Fifa pretende incluir tecnologia do vôlei no futebol; entenda
Técnicos teriam oportunidade de contestar marcações de árbitros
A tecnologia segue avançando no mundo da bola. A Fifa pretende adotar o modelo de suporte para vídeo de futebol (FVS). O intuito é implementar uma espécie de desafios para os treinadores, que teriam a oportunidade de contestar marcações dos árbitros, de forma semelhante com o que acontece no vôlei e no tênis.
➡️ Real Madrid e Barcelona disputam promessa da Seleção Brasileira
No momento, a entidade máxima do futebol aguarda a autorização da International Board (IFAB) para dar continuidade com os testes. As Copas do Mundo feminina das categorias Sub-17 e Sub-20, além da Fifa Youth Cup, serviram de laboratório para a avaliação da tecnologia.
Como funciona o FVS
Com o desafio, o treinador contesta a decisão de campo e, então, o árbitro revê a jogada, sozinho. A principal diferença para o VAR é que não tem outro árbitro auxiliando na decisão, apenas o operador do replay que disponibilizará o lance em quatro câmeras.
A intenção da Fifa é expandir a liberação para novos torneios. A tecnologia já é utilizada em outros torneios e ligas menores, mas conta com quatro câmeras, diferentemente do VAR. O objetivo é continuar explorando sistemas que impactem positivamente no jogo e ajudem os árbitros.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte