menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Flamengo e Fluminense de olho: entenda o processo de recuperação do gramado do Maracanã

Flamengo, Fluminense e empresa responsável pela manutenção da grama já têm um plano para resolver o problema

Gramado do Maracanã
O processo de recuperação do gramado do Maracanã durará cerca de 15 dias (Foto: Divulgação)

Escrito por

O gramado do Maracanã foi alvo de críticas nas últimas semanas, por conta do estado debilitado que é resultado da alta quantidade de jogos realizados no estádio. Por isso, Flamengo, Fluminense e a empresa responsável pela manutenção da grama traçaram um plano para recuperá-lo ao longo dos 12 dias sem partidas por conta da data Fifa.

Antes de qualquer informação apurada pelo LANCE!, é importante frisar que o gramado do Maracanã ganhou um respiro ainda maior do que se esperava. Inicialmente, o tempo de recuperação seria de nove dias, já que Fluminense e Atlético-MG se enfrentariam no Maracanã na próxima quarta-feira (21) no estádio. Contudo, visando a manutenção da grama, a partida foi deslocada para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

+ Por conta do reparo no gramado do Maracanã, Fluminense deve receber Atlético-MG em Volta Redonda, pelo Brasileirão

ENTENDENDO O PROCESSO

A recuperação da grama do Maracanã começou antes mesmo da maratona de jogos terminar. Logo depois do jogo contra o Racing, na última quinta-feira (08), foram plantadas sementes de inverno para que o gramado mantenha seu estado natural. Por se tratar de uma base para clima tropical, as sementes têm crescimento reduzido durante os meses mais frios. O objetivo do processo é lembrar os gramados europeus em coloração e segurança.

O plantio foi realizado antes da pausa porque o período da data Fifa não seria suficiente para que o processo de germinação acontecesse. O tempo para que tudo fique nos conformes é de 15 dias, e o gramado do Maracanã ficaria parado por dez. Com intuito de que as sementes não fossem danificadas três dias depois, no duelo entre Flamengo e Grêmio, a empresa responsável realizou uma força tarefa fundamental.

Nessa operação, foram realizadas a descompactação, aplicação e topdressing, que significa a aplicação de areia para que as novas sementes não fossem danificadas. Por isso o gramado ficou sem tanta coloração e marcas arenosas no jogo de domingo (11). Matheus Cunha, goleiro do Flamengo, inclusive, falou sobre a questão.

gramado_maracana
O estado do gramado do Maracanã nesta quarta-feira (Foto: Arquivo Pessoal)

Na foto acima, é possível observar o estado do gramado do Maracanã cinco dias após a força tarefa. Conforme o planejamento dos responsáveis pela manutenção, a coloração da grama deve melhorar ainda mais, para obter a melhor performance de jogabilidade possível. O próximo compromisso a ser realizado no estádio será no próximo sábado (24), entre Fluminense e Bahia.

+ Alexsander tem lesão confirmada e deve desfalcar o Fluminense por longo período

GRANDE TESTE A CAMINHO

Logo após ser regularizado por completo, o gramado do Maracanã passará por maratona impressionante de jogos. Além do duelo diante do Bahia, o Fluminense também enfrentará o Sporting Cristal, pela Libertadores. Depois, é a vez do Flamengo empilhar partidas no estádio, já que enfrenta o Aucas, pela Libertadores, Fortaleza, pelo Brasileirão, e Athletico Paranaense, na Copa do Brasil. Ao todo, serão cinco jogos em 12 dias.

Fluminense x Bahia - 24/06 (Brasileirão)
Fluminense x Sporting Cristal - 27/06 (Libertadores)
Flamengo x Aucas - 28/06 (Libertadores)
Flamengo x Fortaleza - 01/07 (Brasileirão)
Flamengo x Athletico Paranaense - 05/07 (Copa do Brasil)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter