Goiás se recusa a jogar, pressão surte efeito, e Federação paralisa estadual
Jogadores do Esmeraldino pedem, e diretoria anuncia interrupção de atividades; Apesar de apoio de Vila Nova e Atlético-GO por continuidade, FGF suspende Campeonato Goiano
O Goiás anunciou na tarde desta terça-feira a decisão de não disputar mais partidas oficiais enquanto a pandemia de coronavírus não retroceder. Mesmo com jogos sem público marcados para quinta-feira (19) e domingo (22), pelo Campeonato Goiano, a diretoria acatou ao pedido dos jogadores e interrompeu todas as atividades do clube.
O anúncio, no entanto, teve um desdobramento rápido e favorável ao Esmeraldino. Ao final da tarde desta mesma terça, a Federação Goiana de Futebol (FGF) suspendeu o Estadual por tempo indeterminado. Inicialmente, o órgão havia antecipado as duas últimas rodadas do torneio, mas optou pela pausa ao seguir orientação do governo estadual e da CBF, que já havia paralisado todos as competições nacionais.
O desejo da FGF pela continuidade do Goianão com portões fechados era apoiado por Vila Nova e Atlético Goianiense, rivais do Goiás. As manifestações contrárias ao prosseguimento do campeonato estadual, porém, ganharam força e foram atendidas.
VEJA A NOTA DIVULGADA PELO GOIÁS
Antes de tudo, somos seres humanos. Sabemos que é importante a bola rolar, nossa paixão pelo futebol é nossa razão de existir, mas a hora agora é de sabermos que a vida é mais importante que tudo.
Nesta tarde, recebemos a comunicação de nossos atletas que não desejam dar continuidade às partidas do Campeonato Goiano. Entendemos que tal pleito é justo e corroboramos esse entendimento. Todas as autoridades tem recomendado evitar aglomerações, contatos pessoais e eventos públicos.
O futebol não pode ser uma exceção e sim deve dar exemplo a toda sociedade. Diante disso, o Goiás Esporte Clube informa que suspenderá todas as atividades da equipe profissional e não disputará partidas oficiais enquanto a epidemia não ceder.
Pedimos a compreensão dos torcedores, da imprensa, da FGF e das demais autoridades, mas a vida é o principal.
Vamos todos atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
Ficar em casa é fundamental. Em breve, a bola vai voltar a rolar e todos nós poderemos torcer pelo nosso Verdão!
ABAIXO, VEJA AS NOTAS DE ATLÉTICO GOIANIENSE E VILA NOVA