Grêmio vence o Joinville e as poças d’água, mas fica em terceiro
Tricolor fez a sua parte diante do já rebaixado JEC, mas triunfo do Atlético-MG contra a Chapecoense impediu que os comandados de Roger Machado alcançassem a vice-liderança
- Matéria
- Mais Notícias
O Grêmio fez a sua parte neste domingo diante do rebaixado Joinville, mas o objetivo de terminar o Campeonato Brasileiro com a vice-liderança não foi concretizado graças ao triunfo do Atlético-MG. Atuando na Arena Joinville e com boa presença do seu torcedor, o Tricolor superou o JEC e levou a melhor também contra o excesso de água no gramado – fundamental para o gol de Bobô, por exemplo – ao triunfar por 2 a 0, em jogo da 38ª e última rodada do Brasileirão. Marcelo Oliveira e o já citado Bobô, com o auxílio da poça d'água, marcaram.
O Grêmio encerrou sua participação no Brasileiro com 68, contra 69 do Galo. O Tricolor receberá R$ 4,3 milhões de premiação da CBF pela terceira colocação e, agora, pensa única e exclusivamente na próxima temporada, principalmente na fase de grupos da Libertadores e no Gauchão, já que precisará evitar o hexa do rival Inter, soberano nos últimos anos. O Joinville, por sua vez, permaneceu com 31 pontos e na 20ª e última colocação e terá como principal meta retornar à Série A no ano que vem.
GRÊMIO SAI NA FRENTE LOGO NO INÍCIO
A chuva que castigou Joinville deixou o gramado da Arena sem as condições ideais para a prática do futebol, graças aos diversos pontos com excesso de água. Tal situação, consequentemente, foi prejudicial para as duas equipes. Passes em profundidade? Lançamentos longos? Era difícil trabalhar a bola com a qualidade esperada. Eis que, logo aos cinco minutos, o Grêmio, de início melhor, foi eficaz. Jogada do zagueiro Pedro Geromel, atuando de ponta esquerda, e gol de Marcelo Oliveira, como um centroavante.
O Grêmio não manteve o mesmo ímpeto após abrir o placar. Já o JEC, demonstrando muita disposição, soube pressionar o Tricolor, encurtando os espaços e, com o passar dos minutos, tomando conta do jogo, tendo mais posse de bola e volume de jogo. Faltava, no entanto, a eficácia que o rival teve nos primeiros minutos. A melhor chance veio aos 40, após Anselmo finalizar no travessão. A vitória parcial foi do Grêmio, que deixou a desejar na sequência da etapa inicial, muito pela saída de Luan, aos 12 minutos, que deixou o jogo lesionado.
Relacionadas
JOINVILLE FICA NO QUASE; GRÊMIO AMPLA COM AJUDA DA ÁGUA
O Grêmio voltou com Edinho na vaga de Everton. O objetivo do técnico Roger Machado era claro: evitar que o Joinville tivesse o domínio no meio de campo. E foi o JEC que quase marcou, após bola parada. Cobrança de falta de Ratinho, desvio de Rafael Donato e bola passando à direita de Grassi. O empate do Joinville poderia ter vindo pouco depois, aos 14, mas o dia não era do time catarinense. Após Mário Sérgio acertar a trave, o Grêmio saiu com um chutão. Agenor chegaria antes de Bobô, mas a bola traiu o goleiro do JEC, Bobô chegou antes, driblou o camisa 1 e ampliou, aos 11.
O gol não abateu o Joinville, que seguiu em busca de um gol em sua despedida da Série A. Mas o time catarinense seguiu sem mostrar eficácia e, vide o Grêmio, ter sorte. O Grêmio, por sua vez, passou a ter mais tranquilidade com a vantagem ampliada. Roger até tornou o time mais ofensivo, após Walace pedir substituição, garantindo a entrada de Vitinho. Mas o jogo terminaria com a vitória tricolor por 2 a 0. A vice-liderança não veio, mas o Grêmio termina o Brasileirão com vaga na fase de grupos da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 0 X 2 GRÊMIO
Local: Arena Joinville, Joinville (SC)
Data-hora: 6/12/2015 – 17h
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Moisés Aparecido de Souza (SP) e José Raimundo Dias da Hora (BA)
Público/Renda: 5.979 pagantes/R$ 199.245,00
Cartões amarelos: Diego, Eduardo Ratinho e Rafael Donato (JOI); Ramiro (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Marcelo Oliveira, 5'/1ºT(0-1) e Bobô, 14'/2ºT(0-2).
JOINVILLE: Agenor, Eduardo Ratinho (Marcelo Costa, 30'/2ºT), Rafael Donato, Alef e Diego; Danrlei, Anselmo (Mário Sérgio, Intervalo), Kadu e Ítalo (Fernando Viana, 23'/2ºT); Trípodi e Edgar Junio – Técnico: Claudiomiro.
GRÊMIO: Bruno Grassi; Galhardo, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace (Vitinho, 31/2ºT), Ramiro, Giuliano, Luan (Pedro Rocha, 12'/1ºT) e Everton (Edinho, Intervalo); Bobô – Técnico: Roger Machado.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias