menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Internacional celebra os 40 anos da conquista do Brasileiro de 1975

Colorado superou o Cruzeiro com gol 'Iluminado' do zagueiro e capitão Figueroa no Beira-Rio para faturar o primeiro Brasileirão de sua história

Internacional
imagem camera       Figueroa, com uniforme colorado digitalmente, sobe e marca o gol histórico no único feixe de luz existente  no                                                                             Beira-Rio  (Foto: Divulgação/Internacional)
Avatar
Lance!
Porto Alegre (RS)
Dia 14/12/2015
16:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

Há exatos 40 anos, em 14 de dezembro de 1975, o Internacional de Manga, Falcão & Cia. conquistava o primeiro Campeonato Brasileiro de sua história, ao derrotar o Cruzeiro com o gol "iluminado" de Figueroa, no Beira-Rio. Esta segunda é de celebração para todo e qualquer torcedor colorado.

O Inter que faria história em 1975 começou a ser montado um ano antes. O goleiro Manga veio do uruguaio Nacional. O ponta-esquerda Lula chegou ao Inter vindo do Fluminense. Já os atacante Flávio Minuano, que havia iniciado a carreira no próprio Inter, voltou após passagens de sucesso por Corinthians e Fluminense e Porto. O elenco ainda contava com o futuro herói Figueroa, Falcão, Carpegiani, Caçapava e Valdomiro. Sobravam jogadores qualificados.

O Inter sobrou na competição. Foram apenas três derrotas ao longo de 30 jogos em três fases. Na primeira, o Colorado liderou o Grupo D, sendo seguido pelos também classificados São Paulo, Vasco, o atual campeão brasileiro, Goiás e Sport. A liderança se repetiu na segunda fase, com apenas uma derrota em dez jogos. Na terceira fase, o Colorado só foi superado pelo Santa Cruz, o surpreendente líder do Grupo B, se classificando às semifinais com a segunda melhor campanha.

O futuro campeão brasileiro mostraria força nas semifinais. E rival era o Fluminense. O duelo único foi no Maracanã. E o Inter não se intimidou diante da "Máquina Tricolor" de Félix, Carlos Alberto Torres, Rivellino, Paulo César Caju & Cia. Com gols de Lula, um ex-tricolor, e Carpegiani, o Colorado avançava à decisão. O rival seria o Cruzeiro, que, também fora dos seus domínios, superou o Santa Cruz.

O Inter faria história diante de sua torcida. O também jogo único, disputado no Beira-Rio, colocou frente a frente dois dos melhores times do país. Se o Cruzeiro então com Raul, Nelinho, Piazza, Palhinha & Cia. já havia sido campeão nacional (Taça Brasil de 1966), o Colorado buscava tal feito. E quis o destino que a conquista fosse do Inter.

Coube ao chileno Figueroa a responsabilidade de marcar o gol único do jogo em um iluminado Beira-Rio. Após cruzamento de Valdomiro vindo da direita, o capitão colorado subiu e, sob a mira de um feixe de luz – o único presente no Beira-Rio naquele exato momento –, cabeceou sem chances para Raul, aos 12 minutos do segundo tempo.

O Inter, enfim, era o melhor time do país. E com justiça. Era, ainda, o primeiro feito nacional do Colorado, que ainda seria bicampeão em 1976 e campeão invicto, feito ainda inédito, em 1979.

Internacional
            A continuação do gol 'Iluminado' de Figueroa (Foto:                                                           Divulgação/Internacional)

A CAMPANHA COLORADA:
30 jogos
58 pontos conquistados
19 vitórias
8 empates
3 derrotas
51 gols pró
12 gols contra

FICHA TÉCNICA DA FINAL:
INTERNACIONAL 1 X 0 CRUZEIRO


Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 15/12/1975
Árbitro: Dulcídio Wanderlei Boschila
Gol: Figueroa, 12'/2ºT(1-0)

INTERNACIONAL: Manga; Valdir, Figueroa, Hermínio, Chico Fraga; Caçapava, Falcão, Carpegiani ; Valdomiro (Jair), Flávio e Lula – Técnico: Rubens Minelli.

CRUZEIRO: Raul; Nelinho, Darci Menezes, Morais, Isidoro; Piazza, Zé Carlos, Eduardo; Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho – Técnico: Zezé Moreira.


Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias