menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Mais festa, nenhuma violência’: torcidas fazem pacto pela paz em SP

Líderes das quatro principais organizadas de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo procuraram a Polícia Civil e prometeram mudança de comportamento no futebol

Torcedores se uniram no domingo no Pacaembu
(Foto: Leandro Amaro)

Escrito por

As principais torcidas organizadas dos quatro grandes clubes de São Paulo firmaram um pacto, na Polícia Civil, em que prometem mudar de conduta em nome da paz e do fim da violência no futebol paulista. Elisabete Sato, diretora do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), foi procurada por líderes da uniformizadas. O lema é "mais festa, nenhuma violência".

– Fomos procurados por quatro presidentes de grandes torcidas, do Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos. Eles estão propondo um pacto de paz. Esse pacto tem um slogan que me apresentaram: mais festa, nenhuma violência. Iniciamos as tratativas para que possamos, a partir do Campeonato Paulista, tentarmos atender a isso. Eles estão conversando há cerca de três meses sobre o assunto. Ocorreu a fatalidade com a Chapecoense, o que motivou a todos nós – afirmou Sato, em entrevista à TV Bandeirantes.

No último domingo, as torcidas organizadas dos quatro clubes fizeram um ato de homenagem à Chapecoense em frente ao Pacaembu, em São Paulo. O tom do encontro foi também promover a paz no futebol.

– Vamos levar o compromisso deles à Secretaria de Segurança, para saber se vamos conquistar a possibilidade das famílias irem aos estádios com filhos pequenos e esposas. Vou dar um crédito a eles, foram muito sinceros e eu busquei contrapartidas. É um pontapé para que isso, no ano que vem, seja possível de acontecer - disse Sato.

As torcidas pensam em fazer campanhas preventivas para mudar a maneira de pensar de seus sócios, mudando condutas. Por causa da violência no Paulistão deste ano, os clássicos em São Paulo tiveram torcida única até o fim da temporada. Não há ainda uma confirmação se a medida tomada pelas autoridades será mantida em 2017. Um homem foi morto em abril em uma estação de trem antes do clássico entre Palmeiras e Corinthians.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter