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OPINIÃO: Sete ações para mudar o calendário do futebol brasileiro

Marco Polo Del Nero (Foto: Igor Siqueira)
CBF de Marco Polo Del Nero dorme no ponto e não faz as mudanças necessárias no calendário (Foto: Igor Siqueira)

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É sabido que o calendário do futebol brasileiro é anacrônico e irracional. Problema que persiste há muitas décadas em nosso futebol, contribui para que as bilheterias dos jogos, receitas de patrocínios e verbas de transmissão televisiva dos jogos fiquem bem aquém do que seria possível.

Pensar um projeto consequente para melhorar o calendário do futebol brasileiro é mister. Neste sentido, este escriba propõe sete ações a serem implantadas:

- Adequação ao calendário europeu, com a temporada anual se iniciando no começo de Julho de determinado ano e indo até o final de Junho do ano seguinte.

- Respeito às Datas Fifa, reservadas aos jogos de seleções. Em outros termos, clubes não devem ter jogos oficiais em Datas Fifa.

- Alocação das datas de fins de semanas, as mais nobres do calendário, à competição mais importante deste: o Campeonato Brasileiro, em suas diversas séries. Em decorrência, todos os outros certames devem ser jogados nas datas de meios de semanas.

- Clubes grandes devem jogar menos do que atualmente. Assim, o calendário deve prever que o máximo de jogos oficiais por temporada que um clube deve fazer deve ser reduzido, na proposta do signatário, de 90 para 74.

- Clubes pequenos devem jogar mais do que atualmente. Assim, o calendário deve prever que o mínimo de jogos oficiais por temporada que um clube deve fazer deve ser aumentado, na proposta do signatário, de quatro para 37.

- Tanto clubes grandes como pequenos devem ter jogos oficiais entre nove e dez meses da temporada anual.

- Por óbvio, é necessário que as competições periféricas, Regionais e Estaduais, ocupem menos datas do calendário, como forma de viabilizar as mudanças apontadas.

Nos próximos textos, o escriba demonstrará, ação por ação, porque as sete ações propostas são úteis e viáveis.
 
*Luis Filipe Chateaubriand é consultor de conteúdo do Bom Senso Futebol Clube e autor da obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”. Email: [email protected]

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