menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Lei Federal e contas reprovadas aumentam risco de impeachment no Corinthians

Entenda os próximos passos após decisão do Conselho Deliberativo do Timão

Augusto Melo Corinthians Impeachment
imagem cameraAugusto Melo prometeu se defender na Comissão de Ética(Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
fe4a4413-7df6-4f4d-8be7-876c6484bfa3_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-13.03.44-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 29/04/2025
11:31

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Conselho Deliberativo do Corinthians reprovou as contas do clube referentes a 2024, primeiro ano de gestão de Augusto Melo como presidente. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (28), em votação no Parque São Jorge.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Ao todo, 130 conselheiros votaram pela reprovação, 73 pela aprovação, além de seis abstenções. O Cori (Conselho de Orientação) considerou a gestão do presidente como temerária e apontou um aumento de R$ 829 milhões na dívida do Timão.

A reprovação pode agravar o risco de impeachment de Augusto Melo. No estatuto do Corinthians, não há consequências diretas, mas pode embasar a abertura de novos processos para destituição do presidente, além de fortalecer o que está suspenso.

continua após a publicidade

Augusto Melo enfrenta um pedido de impeachment desde o final do ano passado. Duas sessões no Conselho Deliberativo do Corinthians foram interrompidas antes de uma finalização, mas o rito de admissibilidade já foi aprovado.

Augusto Melo Corinthians Impeachment
Conselho Deliberativo do Corinthians reprovou as contas do primeiro ano de gestão de Augusto Melo (Foto: Fernando Moreno/AGIF)

Lei Geral do Esporte

O estatuto do Corinthians pode ser abrangente sobre a punição ao presidente em caso de reprovação das contas, mas a oposição do Timão se ampara na Lei Geral do Esporte, que implica a destituição de dirigentes que tiverem uma gestão temerária a frente do clube, sem a necessidade de uma aprovação interna do Conselho Deliberativo.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Romeu Tuma Jr., presidente do órgão, abordou a questão e a lei federal pode ser usada para analisar a gestão de Augusto Melo. O presidente, por outro lado, promete se defender na Comissão de Ética e não reconhece os números apresentados pelo CORI sobre os gastos feitos em 2024.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias