Pelé, 80 anos em 80 dias: o dia em que o Rei parou uma guerra
Numa excursão pela África, o Santos foi convidado a fazer um amistoso na Nigéria, país que vivia sangrenta guerra étnica. Foi então decretado cessar fogo para o jogo acontecer
- Matéria
- Mais Notícias
Uma das histórias incríveis em torno do Rei que acabaram virando lenda diz respeito ao fato de Pelé ter parado uma guerra na África. Na verdade, trata-se da sangrenta Guerra de Biafra, que começou em 1967 e durou até 1970, e causou a morte de mais de dois milhões de pessoas. O confronto foi entre dois grupos étnicos da Nigéria (Ibo e Hausa).
No meio desse período, em 1969, a equipe do Santos, com Pelé, foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos viajou até a Nigéria para realizar um amistoso com o Benin City. E para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.
Nessa partida, a equipe de Pelé venceu por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, a guerra continuou. Na turnê, o Santos realizou nove jogos, teve cinco vitórias, três empates e uma derrota. Foram marcados 19 gols, e Pelé foi o artilheiro com oito gols feitos.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias