Presidente da Conmebol pede especial cuidado contra violência e racismo nas quartas de final
Dirigente afirma que 'não há lugar para violência no esporte que amamos'
O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Domínguez, pediu aos dez colegas das associações nacionais filiadas à Conmebol "especial cuidado" para erradicar a violência e o racismo do futebol sul-americano. O dirigente cobrou esforços redobrados e maiores medidas de segurança nos estádios, antes dos jogos das quartas de final da Libertadores e da Sul-Americana.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
➡️ CBF divulga seleção de jogadores das quartas de final da Copa do Brasil; veja
Conforme o Lance! antecipou na noite da última segunda-feira (16), o Botafogo foi condenado pela Unidade Disciplinar da Conmebol a pagar multa de 60 mil dólares (cerca de R$ 330 mil na cotação atual) pelos gestos racistas de um torcedor na partida contra o Palmeiras. O jogo, válido pelas oitavas de final da Libertadores, aconteceu no dia 14 de agosto passado, no Nilton Santos.
No caso do Brasil, a preocupação maior com a segurança é a rodada desta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, quando Botafogo e Fluminense farão jogos das quartas de final da Libertadores como mandantes na mesma noite, respectivamente, no Nilton Santos e no Maracanã, contra o São Paulo e o Atlético Mineiro. Na quinta-feira (19), às 19h, o Flamengo receberá o Peñarol, do Uruguai, no Maracanã.
– Quero pedir especial cuidado aos presidentes das Associações-membro (AMs) com as equipes que jogam nesta fase (quartas de final), para que envidem os seus maiores esforços e para que as questões de violência não manchem a celebração que essa fase continental representa. Tanto ao nível dos clubes e dos torcedores, como das autoridades policiais, para controlar o uso da força como recurso necessário. Tudo o que for feito nesse sentido pelas autoridades das AMs e dos clubes será de enorme valor para o nosso futebol e para os nossos eventos esportivos de âmbito continental - afirmou Domínguez, durante a reunião do Conselho da Conmebol, realizada nesta terça-feira, na sede da entidade, em Luque (Paraguai), e na qual o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou por videoconferência.
As quartas de final da Libertadores e da Sul-Americana começam nesta terça-feira (17) e vão até quinta-feira (26). Alejandro Domínguez solicitou o compromisso dos Presidentes das Associações-Membro para coordenarem as ações de prevenção com as autoridades locais e policiais dos respectivos países.
– É fundamental que a paixão do futebol sul-americano seja vivida com respeito e sem incidentes de violência. Não há lugar para violência no esporte que amamos. A Conmebol está comprometida em promover ações contra o racismo e a discriminação, dentro e fora dos estádios - afirmou o dirigente paraguaio, ao mesmo tempo em que solicitou a intensificação dos esforços em coordenação com as autoridades locais e policiais na prevenção de qualquer tipo de conflito.