Presidente da FMF indica diminuição de datas no Campeonato Mineiro e volta de torneio regional
Retorno da Copa Sul-Minas é, segundo o dirigente, um desejo majoritário dos clubes
Marcado para começar no dia 15 de janeiro, o próximo Campeonato Mineiro deve ter mudanças importantes. Pelo menos existe essa expectativa por parte de Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF). Vale lembrar que acontece na próxima segunda-feira, 24 de outubro, um Conselho Arbitral, para definição das regras da competição.
- O que temos ouvido para 2023 é que há um desejo dos clubes em prol da diminuição do número de datas. Isso passa por uma reformulação de todo o campeonato. Não nos surpreenderia se os clubes apresentassem um modelo completamente diferente. Muito provavelmente isso ocorrerá, com a redução do número de datas - declarou o dirigente, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Segundo Aro, a tendência é que o Campeonato Mineiro utilize apenas as 17 datas disponibilizadas pela CBF. Além disso, há, também, expectativa para o retorno da Copa Sul-Minas. Ele revela, inclusive, que o desejo é que Minas Gerais esteja pronta para o torneio já na próxima temporada.
- A ideia de Minas Gerais é que em 2023 Minas já esteja preparada, caso os demais estados (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) já queiram fazer em 2023, o estado já esteja pronto. Isso depende também da CBF. A CBF sinalizou que quer participar por conta da gestão de datas, gestão de torneios - complementou.
A última Copa Sul-Minas, disputada na temporada 2002, teve o Cruzeiro como campeão, após uma final contra o Athletico-PR.