menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Primeira Liga mais uma vez fica fora do calendário dos clubes

Torneio criado como alternativa aos campeonatos da CBF perdeu força e interesse do público pelos jogos e formato da competição

Final da Primeira Liga - 20/04/2016
imagem cameraFluminense foi o primeiro campeão da competição em 2016. O Londrina ganhou em 2017-Mailson Santana - FFC
Avatar
Lance!
Belo horizonte
Dia 18/01/2019
21:44

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Primeira Liga, torneio formado por Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Coritiba, Fluminense, Grêmio, Internacional e Athletico Paranaense e mais 10 clubes, exceto Vasco, Botafogo e os time de São Paulo, como fundadores, está fora do calendário 2019 e dificilmente voltará a ser disputada.

Os fundadores da competição farão uma reunião para definir o futuro da competição. De acordo com o presidente da Primeira Liga, Marcus Salum, há três possibilidades para o torneio.

- Para a Primeira Liga, temos três possibilidades: caminhar para um torneio alternativo da Liga, sub-23 ou outra coisa; utilizar a Liga para se tornar um fórum dos clubes, uma organização dos clubes do Brasil para lutar pelos interesses próprios, digo que até sendo um embrião do antigo clube dos 13, com Séries A e B; ou até uma extinção da Liga e devolução dos recursos. Precisamos da opinião dos participantes- disse Salum, que também preside o América-MG.

A Primeira Liga foi criada em 2015 para ser uma alternativa aos campeonatos promovidos pela CBF e ganhar força diante da entidade na hora de organizar torneios e na venda de direitos de transmissão.

A disputa da Primeira ocorreu apenas em dois anos, 2016 e 2017, com Fluminense e Londrina se sagrando os campeões. Em 2018, não houve disputa por falta de datas, o que vai se repetir em2019.

- Tivemos uma recuada estratégica com a Primeira Liga porque não percebemos interesse dos clubes da Série A em forçar o calendário, pela antecipação da Libertadores e da Copa do Brasil. Não tinha como encaixar os jogos da Liga. Ainda temos a Copa América neste ano, então não tem lugar para colocar a Liga. Agora que passamos a tormenta desse ano passado, com Copa do Mundo, vamos fazer essa reunião e definir o destino da Liga- explicou Salum na festa de lançamento do Campeonato Mineiro ao SuperEsportes.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias