Quais são os maiores artilheiros da história do Campeonato Carioca?
Roberto Dinamite lidera estatística que conta com Zico e Romário no top 3
O Campeonato Carioca consagrou diversos artilheiros em mais de 100 anos de duração. Ídolos de Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense e outros clubes tiveram grandes atletas ocupando os postos de artilharia em diferentes edições que escreveram a história de um dos estaduais mais charmosos do país.
Entre eles, Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco, que morreu no último domingo, ocupa a liderança da artilharia total da competição. Ao todo, foram 289 gols marcados, que o colocaram à frente de craques como Zico, Romário e Ademir de Menezes. Abaixo, o LANCE! apresenta os 10 maiores artilheiros da história do Cariocão.
+ Morre Roberto Dinamite: relembre os maiores feitos do craque com a camisa do Vasco
ROBERTO DINAMITE
Desde que o "garoto" explodiu, foram 284 gols no Estadual. Roberto Dinamite não é apenas o líder da artilharia no Carioca, mas também do Vasco da Gama (708 gols), de São Januário (184 gols) e do Campeonato Brasileiro (190 gols).
Todos os 284 gols foram marcados com a camisa Cruzmaltina. Ao todo, ele disputou 1.110 jogos com a camisa do clube de São Cristóvão; eternizado nas estatísticas e, principalmente, no coração dos vascaínos e admiradores do futebol brasileiro.
ZICO
O Galinho de Quintino marcou 239 vezes com a camisa do Flamengo no Cariocão. Com Dinamite, os dois marcaram época no futebol nacional e estadual, fazendo do "Clássico dos Milhões" um dos grandes duelos do planeta.
Amigos desde as categorias de base, os maiores ídolos da história de Flamengo e Vasco demostraram que a rivalidade fica apenas dentro de campo. Nas estatísticas, Zico levou vantagem nas decisões - venceu sete vezes a competição, enquanto Bob conquistou o troféu em cinco oportunidades -, mas Dinamite se consagrou como o dono da artilharia.
ROMÁRIO
O baixinho se destacou no cenário estadual com as camisas de Vasco, Flamengo e Fluminense, pelos quais somou 233 gols na competição. Além disso, também vestiu o uniforme do América, mas não marcou gols na primeira divisão do Carioca.
Conhecido pelo faro de gol dentro da área, o camisa 11 foi artilheiro em sete edições, sendo cinco consecutivas. Em toda a carreira, o craque somou 1.002 gols com a contagem de jogos oficiais e amistosos.
MAIORES ARTILHEIROS DO CAMPEONATO CARIOCA
1 - Roberto Dinamite (Vasco da Gama) – 284 gols
2 - Zico (Flamengo) – 239 gols
3 - Romário (Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense) – 233 gols
4 - Ademir de Menezes (Vasco da Gama e Fluminense) – 197 gols
5 - Nilo (Botafogo, Brasil e Fluminense) – 196 gols
6 - Ladislau da Guia (Bangu e Canto do Rio) – 172 gols
7 - Carvalho Leite (Botafogo) – 166 gols
8 - Russinho (América, Flamengo, Botafogo e Americano) – 164 gols
9 - Luizinho Lemos (América, Flamengo, Botafogo e Americano) – 156 gols
10 - Zizinho (Flamengo e Bangu) – 153 gols