Qual foi a doença que causou a morte de Pelé?
Morte do Rei do futebol foi confirmada nesta quinta, dia 29 de dezembro, pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo
- Matéria
- Mais Notícias
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi confirmada nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo. Com 82 anos completados no último dia 23 de outubro, o Rei do Futebol estava internado desde o fim de novembro, mas teve falência múltipla dos órgãos. Abaixo, o LANCE! explica a causa da morte.
Pelé lutava contra um tumor no cólon, descoberto em setembro de 2021. Em janeiro deste ano, o corpo médico fez o diagnóstico de câncer metastático, ou seja, generalizado. O tumor primário no intestino se expandiu para outros órgãos do corpo de Pelé, como o fígado e o pulmão.
Relacionadas
Em 29 de novembro, Pelé foi internado para uma reavaliação do tratamento do tumor no cólon. Neste período, ele teve diagnosticada uma infecção respiratória e a quimioterapia realizada ao longo dos últimos meses deixou de apresentar resposta.
Desde então, Pelé recebia cuidados paliativos exclusivos no quarto e não foi transferido para a unidade de terapia intensiva em virtude da fragilidade em que se encontrava. Os cuidados paliativos foram a forma encontrada pela equipe médica para que o Rei tivesse conforto com a quimioterapia suspensa.
No boletim médico do dia 21, o Hospital Albert Einstein anunciou a progressão da doença oncológica em Pelé, que passou a requerer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca.
Além do câncer metastático, o ídolo do futebol mundial também sofria com problemas de locomoção desde 2018, quando passou por uma cirurgia no quadril. Ele também realizou uma cirurgia de retirada de um cálculo renal em 2019.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias