Qual foi a disputa de pênaltis mais longa da história do futebol?
Duelos alucinantes fazem parte de grandes confrontos; saiba o recorde
- Matéria
- Mais Notícias
Nessa semana, Athletico Paranaense e Internacional decidiram a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores nos pênaltis e tiveram dois resultados diferentes. O maior duelo ficou entre Inter e River Plate com 20 cobranças. No fim, os colorados venceram por 9 a 8. Mas o confronto não está perto de ser a disputa de pênaltis mais longa da história do futebol.
Relacionadas
Em jogos oficiais, o recorde é de 48 cobranças e aconteceu na final da Copa da Namíbia de 2005. Depois de um empate de 2 a 2 no tempo regulamentar, KK Palace e Civics decidiram o título nos pênaltis. No final, o KK Palace venceu por 17 a 16 e ergueu o troféu. O duelo é reconhecido até mesmo pelo Guinness, o livro dos recordes.
Já em partidas não oficiais, o número é maior. Em 2019, pelas quartas de final do Campeonato Nacional de Educação Secundária da Coreia do Sul, Yongin Taesung e Cheongju Daesung fizeram um confronto de 62 pênaltis. O Taesung venceu 29 a 28.
No Brasil, a mais longa disputa aconteceu esse ano. Náutico e Salgueiro enfrentaram 34 cobranças pelas quartas de final do Campeonato Pernambucano de 2023. Na ocasião, o Salgueiro conseguiu avançar às semifinais, por 14 a 13, nos Aflitos. Outras disputas com 30 cobranças vem logo em seguida, todas em campeonatos estaduais: Guarani x Ituano (Troféu do Interior de 2020), Ponte Preta x Botafogo-SP (Troféu do Interior de 2021), e Criciúma x Avaí (Campeonato Catarinense de 2023).
Hoje, dois confrontos da Copa Libertadores podem ser definidos nos pênaltis: Racing x Atlético Nacional e Olimpia x Flamengo. Os times que jogam fora de casa têm a vantagem do empate. O Atlético Nacional pode até perder por um gol de diferença, enquanto o Flamengo venceu o Olimpia por apenas 1 a 0 no Maracanã. Caso o rubro-negro avance, teremos um Fla-Flu nas quartas de final da Libertadores.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias