menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Qual o peso de um título de pré-temporada? L! analisa desempenho de clubes campeões da Florida Cup

Flamengo foi campeão da Florida Cup, torneio de pré-temporada realizado nos Estados Unidos, e espera quebrar retrospecto negativo dos vencedores brasileiros do torneio

Florida Cup - Flamengo Campeão
imagem cameraFlamengo foi campeão da Florida Cup (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/01/2019
23:05
Atualizado em 16/01/2019
07:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Qual o peso que um resultado expressivo na pré-temporada por colocar no decorrer da temporada 'de verdade'? Recentemente, o Flamengo se sagrou campeão da Florida Cup após vencer o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e empatar com o Ajax, da Holanda, e o começo da 'era Abel Braga' foi iniciada com o pé direito, apesar das partidas não contarem como oficiais.

O torneio de pré-temporada na Terra do Tio Sam vem ganhando notoriedade desde 2015, ano de sua primeira edição, e vem trazendo equipes tradicionais do futebol alemão, brasileiro, argentino, holandês, entre outras nações relevantes no contexto do esporte mundial.

Em contato com o LANCE!, Gustavo Korte, psicólogo que também trabalha a parte esportiva, afirma que a vitória em um torneio de pré-temporada pode influenciar uma equipe a conseguir resultados positivos no início das partidas oficiais, mas que o clima no vestiário, entre jogadores e comissão técnica, fala mais alto.

- Tudo depende do clima no vestiário, se o treinador tem uma preparação mental. Se você vai com uma proposta mental onde o foco do resultado é consistente dentro de um campeonato você tem maior possibilidade de sucesso. Se não existir esse preparo, você encarar o torneio como sendo jogo a jogo, você entra em uma sequência que seu objetivo se torna não perder em vez de ganhar. O time está indo bem, mas do nada pode perder e isso mudar o clima do vestiário, por isso é preciso ter esse tipo de pensamento - afirmou.

Acima do que qualquer resultado, o psicólogo destaca que o 'caminho de títulos' para uma equipe é possuir um planejamento claro de vitórias e objetivos. Na opinião de Gustavo, é necessário fazer um treinamento para que os jogadores entendam que derrotas são parte de um percurso natural.

- É impossível ganhar todos os jogos em um campeonato e por isso é preciso preparar os jogadores para que eles saibam que existirão derrotas, que vão servir para corrigir erros em um processo e isso vai ajudar no campeonato, no objetivo de ser campeão. A Seleção Brasileira não teve um preparo após estar perdendo por 2 a 0 (contra a Bélgica, na Copa do Mundo), e isso foi um inimigo na partida. É preciso ter um preparo mental desde os treinamentos, treinar situações adversas de jogo para ajudar os atletas, mas poucos treinadores se preocupam em criar uma estratégia mental interna - completou.

Esse foi o terceiro título brasileiro na competição. Em 2016, o Atlético-MG levantou o caneco após derrotar o Schalke 04, da Alemanha, por 3 a 0 e o Corinthians por 1 a 0. Um ano depois, foi a vez do São Paulo ser campeão, quando o Tricolor derrotou o River Plate, na semifinal, e o Corinthians, na final, nas cobranças de pênaltis após os dois jogos terem terminado em 0 a 0.

Ganhar a Florida Cup e chegar no começo da temporada com um título na bagagem são indícios de uma temporada fadada ao sucesso sucesso? O LANCE! destrincha os desempenhos de Atlético-MG e São Paulo nos anos em que foram campeões do torneio.

Grêmio 1 x 1 Atlético-MG - 2016
Galo foi vice-campeão da Copa do Brasil em 2016 (Foto: Bruno Cantini)

O 2016 do Atlético-MG
Essa temporada provavelmente não está na lembrança na maioria dos torcedores atleticanos, já que o Galo não conseguiu resultados positivos em nenhum dos torneios que disputou, apesar de ter chegado às quartas de final da Taça Libertadores e ter terminado o Brasileirão na quarta posição. Durante o ano, a equipe mineira teve três treinadores: Marcelo Oliveira, Diego Aguirre e Diogo Giacomini, de forma interina.

No Campeonato Mineiro, o Atlético terminou a primeira fase na segunda posição, atrás do Cruzeiro. Na final, porém, o alvinegro teve o América, que eliminou a Raposa nas semifinais, pela frente. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 e empatar a partida seguinte em 1 a 1, o Coelho se sagrou campeão estadual.

Pela Taça Libertadores, o Atlético-MG terminou na primeira colocação do Grupo 5 da competição, conquistando 13 pontos e ficando à frente de Independiente del Valle, Colo-Colo e Melgar. Nas oitavas de final, o Galo eliminou o Racing-ARG com um placar agregado de 2 a 1, mas foi eliminado pelo São Paulo na fase seguinte pelo critério do gol fora de casa, após o confronto ter terminado em 2 a 2.

No Brasileirão, o Atlético-MG superou um início conturbado, com resultados negativos, e se consolidou como uma equipe de G4 no decorrer da competição, o que demonstra a evolução do time. No fim, o Galo terminou na quarta posição e garantiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte.

A Copa do Brasil foi a competição nacional que o Galo esteve mais perto de levantar um troféu. Em sua segunda final no ano, o Atlético-MG, que eliminou Ponte Preta, Juventude e Internacional ao longo da competição, foi derrotado pelo Grêmio com um placar agregado de 4 a 2 na final e terminou o torneio como vice-campeão.

São Paulo 2017
Hernanes foi o 'salvador' do São Paulo na campanha irregular no Brasileirão de 2017 (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O 2017 do São Paulo
Apesar do título da Florida Cup e um estilo de jogo definido, Rogério Ceni não teve o sucesso esperado na sua primeira experiência como treinador e, apesar de ser um dos maiores ídolos do clube, foi demitido antes do final da temporada. Dorival Júnior terminou como técnico do Tricolor em 2016, um ano marcado pela irregularidade.

No Campeonato Paulista, o Tricolor terminou na primeira posição do Grupo B, com 20 pontos, e eliminou o Linense nas quartas de final sem grandes sustos. Nas semifinais, o clube do Morumbi foi eliminado pelo Corinthians após perder a primeira partida por 2 a 0 e empatar a seguinte em 1 a 1.

Como não estava disputando a Libertadores daquele ano, o São Paulo iniciou sua trajetória na Copa do Brasil desde as fases preliminares da competição. Nas três primeiras fases, exerceu seu favoritismo e eliminou Moto Club, do Maranhão, PSTC, do Paraná e ABC, do Rio Grande do Norte. Na quarta fase, porém, o Tricolor foi superado pelo Cruzeiro e deu adeus à competição antes das oitavas de final.

Na Copa Sul-Americana, o São Paulo não conseguiu alcançar voos longos. Logo em seu primeiro confronto na competição, foi eliminado pelo Defensa y Justicia, da Argentina, pelo critério do gol fora de casa, empatando em 0 a 0 fora de casa e por 1 a 1 no Morumbi.

O Campeonato Brasileiro talvez tenha sido o momento mais delicado do São Paulo na temporada. Após desempenhos abaixo da média, o Tricolor se viu ameaçado pelo risco da zona de rebaixamento, mas foi 'salvo' pelo retorno do Profeta. Após a volta de Hernanes, que estava no futebol chinês, a equipe melhorou seu rendimento e conseguiu escapar das últimas posições do torneio.

O Flamengo, por sua vez, investiu em grandes contratações nesse início e promete brigar por títulos em 2019. O rubro-negro terá a missão de dar um fim à essa 'sina' da Florida Cup, já que nenhum clube campeão do torneio de pré-temporada conseguiu conquistar um título oficial no mesmo ano.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias