Regulamento da Copinha 2023: veja formato de disputa, limite de idade e critérios de desempate
Copa São Paulo de Futebol Júnior abre a temporada do futebol brasileiro em 2 de janeiro
- Matéria
- Mais Notícias
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, abre a temporada 2023 do futebol brasileiro no dia 2 de janeiro. Ao todo, serão 128 times e cerca de 3.800 jovens em busca do título de campeão na competição de base mais importante do país. Abaixo, o LANCE! detalha o regulamento do torneio.
FORMATO DE DISPUTA
O sistema de disputa será o mesmo das últimas edições. Na primeira fase, as 128 equipes se dividem em 32 grupos de quatro. Classificam-se para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave. A partida da segunda fase, os confrontos serão eliminatórios e definidos em jogos únicos. Em caso de empate, uma disputa de pênaltis definirá o classificado.
Relacionadas
LIMITE DE IDADE
Para participar desta edição da Copinha, os atletas devem ter nascido entre 2002 e 2007. Dessa forma, o torneio pode ter jogadores de 15 até 21 anos - dependendo do aniversário de cada um.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de igualdade de pontos na fase de grupos, aplicam-se sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
1. Maior número de vitórias;
2. Maior saldo de gols;
3. Maior número de gols marcados;
4. Menor número de cartões vermelhos;
5. Menor número de cartões amarelos;
6. Confronto direto (somente no empate entre dois clubes);
7. Sorteio público na sede da FPF.
ACUMÚLO DE CARTÕES E SUSPENSÃO
Os atletas que receberem dois cartões amarelos deverão cumprir suspensão na partida seguinte. A contagem de cartões será zerada após o fim da fase de grupos. No entanto, se um jogador receber o segundo cartão na terceira rodada, ele terá que cumprir suspensão na fase seguinte.
TEM ÁRBITRO DE VÍDEO?
Caso obtenha as autorizações necessárias, a FPF poderá utilizar a tecnologia da arbitragem de vídeo a partir das quartas de final, semifinal e final. Não há, no entanto, obrigatoriedade de VAR em nenhum jogo da Copinha 2023.
ESTÁDIO DA FINAL
Caso um clube da capital de São Paulo alcance a final como detentor da melhor campanha, a partida será realizada em seu respectivo estádio. Caso dois clubes da capital paulista alcancem a final, o duelo será no estádio do time com a melhor campanha. Se a final for entre dois clubes de fora da capital de São Paulo, a FPF ficará responsável por indicar o local da decisão, sendo estabelecido que o mando de jogo será da equipe de melhor campanha.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias