menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Relator do Profut diz que eleição na CBF é ilegal e pede anulação

Deputado federal Otavio Leite, assim como o senador Romário, alega que assembleia que ditou as regras do pleito foi uma 'manobra sorrateira para perpetuar grupo' no poder

Rogério Caboclo foi eleito presidente da CBF
imagem cameraDivulgação
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/04/2018
20:08
Atualizado em 17/04/2018
20:26

  • Matéria
  • Mais Notícias

Relator da proposta que originou a Lei do ProFut (Lei 13.155/15) e deputado federal, Otavio Leite (PSDB-RJ) afirma que a eleição de Rogério Caboclo à presidência da CBF, realizada nesta terça-feira, é ilegal. Há uma ação pública, no Juizado do Torcedor do Rio de Janeiro, que pede a anulação da assembleia que definiu as regras do pleito. Candidato único com apoio de todas as federações e quase todos os clubes (Corinthians votou em branco, Flamengo se absteve e Atlético-PR não compareceu), Caboclo foi o escolhido para comandar a entidade, no lugar de Marco Polo Del Nero, de abril de 2019 a 2022.

- A razão é muito simples. A Assembleia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizada em 23 de março de 2017, que fixou pesos diferenciados (federação - peso 3; clubes da série A - peso 2; clube série B - peso 1), ofendeu claramente os artigos 22 e 22-A da Lei do ProFut, ao não convocarem os clubes a participar - afirmou Otavio Leite.

- Foi uma típica manobra sorrateira para perpetuar o grupo que domina a CBF, ao alijarem os clubes de participar e impedir a oxigenação democrática na instituição - completou o deputado federal.

Leite lembra que prossegue em tramitação a ação civil pública que reivindica a anulação desta assembleia. Uma decisão pode sair a qualquer momento (veja abaixo o processo Ministério Público x CBF).

Em 3 de abril de 2018, Otavio Leite e o senador Romário estiveram na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, para entregar uma representação na qual pediam o cancelamento da eleição na CBF, realizada nesta terça.

Processo pede anulação de assembleia da CBF
Processo pede anulação de assembleia da CBF

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias