menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

São Paulo vira em cima do Palmeiras e leva o tetra da Copa do Brasil sub-20

Em jogo emocionante, Tricolor faz 3 x 2 no MorumBis e se isola como maior campeão

54180151760_86d2b5184e_o-aspect-ratio-512-320
imagem cameraElenco do São Paulo comemora o título da Copa do Brasil Sub-20.
Dia 02/12/2024
22:11
Atualizado em 02/12/2024
23:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em um confronto digno de decisão, São Paulo x Palmeiras se enfrentaram debaixo de chuva no MorumBis pela final da Copa do Brasil sub-20. O Tricolor venceu por 3 x 2 de virada e ficou com o tetracampeonato da competição, se isolando ainda mais como o maior campeão do torneio. A decisão em jogo único contou com a presença de mais de 15 mil torcedores na casa do clube.

continua após a publicidade

➡️ São Paulo supera ‘crise’ na base e pode fechar o ano com um título nacional

O roteiro da final oscilou bastante ao longo dos 90 minutos. O alviverde abriu o placar logo aos três minutos em um pênalti convertido por Thalys Henrique e abriu 2 x 0 com Luighi, artilheiro do time e uma das referências técnicas do elenco palmeirense. A essa altura, a partida se desenhava para um título tranquilo do Verdão, mas a equipe comandada por Allan Barcellos soube explorar jogadas em velocidade e espaços na defesa do rival para construir uma virada histórica.

Time do São Paulo comemora título da Copa do Brasil sub-20 2024
Time do São Paulo comemora título da Copa do Brasil sub-20 2024. (Foto: CBF/Divulgação)

O treinador são-paulino chegou no grupo após subir do sub-17, em uma troca que tirou o então técnico Menta do sub-20 e o colocou na equipe de Barcellos. A troca caiu como uma luva no São Paulo, que já havia batido final do Campeonato Paulista - mas acabou ficando com o vice - e que diante de um dos maiores rivais demonstrou maturidade competência para vencer a partida.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

Nos últimos minutos do primeiro tempo, o artilheiro do São Paulo e da Copa do Brasil, Ryan Francisco, diminuiu a diferença no placar. A blitz aplicada pelo Tricolor no fim da primeira etapa surtiu efeito imediato e seguiu assertiva no segundo tempo.

A pressão são-paulina obrigou o Palmeiras a se atirar mais ao ataque, o que abriu espaços na defesa. E ao lado de Ryan Francisco, Matheus Alves e Lucas Ferreira foram peças fundamentais para construir a virada. O artilheiro empatou a partida em 2 x 2 e Ferreira fecha o placar em jogada individual.

continua após a publicidade

➡️ Palmeiras goleia o Cruzeiro e é campeão do Brasileirão Sub-20 pela terceira vez

A conquista quebra um jejum de seis anos sem um título da Copa do Brasil. O último havia sido em 2018, quando o São Paulo derrotou o Corinthians na decisão. Naquela época, a competição ainda era disputada em jogos de ida e volta, diferente da decisão contra o alviverde. Esse foi o primeiro Choque-Rei disputado em uma final da copa.

O Palmeiras não termina a temporada de mãos vazias. O elenco comandado por Lucas Andrade foi o campeão do Brasileirão sub-20 contra o Cruzeiro. Empatou na ida por 2 x 2 e aplicou um 3 x 0 em casa no jogo de volta.

São Paulo x Palmeiras se enfrentaram na final da Copa do Brasil sub-20 2024
São Paulo x Palmeiras se enfrentaram na final da Copa do Brasil sub-20 2024. (Foto: Divulgação/CBF)

Como foram os gols

O placar foi aberto antes mesmo que qualquer um dos times conseguisse aplicar o que foi planejado antes do confronto. Com três minutos, o Palmeiras chegou ao ataque e o capitão Patrick foi derrubado por Kauê na área, pênalti para o Verdão. Thalys Henrique deslocou João Pedro na batida e abriu o placar.

Aos 31 minutos, uma desatenção da defesa são-paulina facilitou o caminho para o Palmeiras. Riquelme recebeu lançamento a zaga Tricolo ficou indecisa, abrindo espaço para o meia entrar na área e finalizar, que parou em João Pedro. Mas a desatenção custou caro. No escanteio desse lance, Robson cabeceou e Luighi desviou no meio do caminho para fazer o segundo. O lance foi anulado por impedimento em campo, mas corrigido e confirmado pelo VAR.

A reação Tricolor começou no fim da primeira etapa após um lançamento de longe, vindo da defesa, que caiu nos pés do lateral direito Maik. O atleta fez jogada individual, arrancou e chutou prensado. A redonda sobrou dentro da área para Ryan Francisco ajeitar o corpo e fuzilar no gol.

Elenco do São Paulo comemora o título da Copa do Brasil Sub-20
Elenco do São Paulo comemora o título da Copa do Brasil Sub-20. (Foto: CBF/Divulgação)

No segundo tempo, mais um lance que começa da defesa. Matheus Alves roubou a bola na grande área do São Paulo, arrancou e perdeu a dividida já na grande área palmeirense. Mas Lucas Ferreira fica com a sobra, abre para Ryan e o camisa 9 tem muita calma e classe cortar a defesa e bater de esquerda: 3 x 2.

Se com a vantagem no placar a defesa do Palmeiras estava aberta, com o empate a situação piorou. Em uma mais uma saída rápida, o goleiro João Pedro repôs a bola rápido e Ferreira carregou a bola desde o meio capo, ganhando na força e na velocidade dos rivais. Ajeitou para a perja esquerda e bateu forte e rasteiro para virar e correr para as arquibancadas do MorumBis.

O jogo então se desenhou para um tudo ou nada do lado do Palmeiras, que apostou em lançamentos e bolas aéreas. O lance que chegou mais perto foi uma cabeçada de Thalys Henrique no travessão após escanteio. Nada feito e apito final no MorumBis.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias