Foram 15 reforços contratados pelo Vasco pensando na temporada de 2019. Entre erros de planejamento e nomes que deram certo, a equipe ainda busca um centroavante para fechar essa conta. De todos que chegaram a São Januário, apenas quatro são considerados titulares. Dois ainda brigam por vagas, seis estão no banco de reservas e três já até estão fora dos planos de Vanderlei Luxemburgo. O LANCE! mostra a situação de todos eles.
Em alta - Richard, Marquinho, Valdívia e Rossi
Richard e Marquinho foram contratados no período sem jogos, e já entraram como titulares na equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo. O volante tem sido consistente como primeiro jogador do meio-campo. O meia, porém, ainda tenta encontrar o ritmo de jogo do companheiros.
Valdívia foi contratado para o Campeonato Brasileiro, e estreou antes da pausa da competição. Foi entrando na equipe titular aos poucos, mas já foi titular seguidas vezes, inclusive na última. Rossi chegou para o Carioca e é um dos jogadores com vaga certa nas partidas. Ele, porém, ficou fora por uma suspensão e agora se recupera de apendicite.
Pedindo passagem - Marcos Júnior e Bruno César
Nem Marcos Júnior, nem Bruno César são rotineiramente titulares do Vasco. O volante é, atualmente, primeira opção do setor no banco de reservas - Marquinho tomou a vaga quando foi recuado.
Já o meia, que chegou com status de estrela após período no Sporting, teve oportunidades com Alberto Valentim, mas não conseguiu ter sequência de bons jogos. Com Luxemburgo, precisou emagrecer para voltar a ser utilizado. Após boa atuação contra o Fluminense, voltou a ser um dos preferidos do treinador.
No banco - Sidão, Cáceres, Danilo Barcelos, Lucas Mineiro, Fellipe Bastos e Yan Sasse
O jogo em que Sidão foi realmente mal foi o contra o Santos. Aquela partida, porém, teve a polêmica do troféu entregue e a torcida vascaína, de certa forma, abraçou o jogador. Reserva de Fernando Miguel, entra em campo apenas quando o titular tem problema físico.
Cáceres foi titular durante os quatro primeiros meses do ano, mas perdeu a vaga após o jogo contra o Athletico-PR, o primeiro do Vasco no Brasileirão. Desde então, nunca mais chegou a recuperar a posição. Danilo Barcelos também vinha sendo titular, e fez gols no início do ano. Soma 29 jogos no ano e só recentemente Luxemburgo deu a lateral esquerda para Henrique.
Lucas Mineiro fez grande Campeonato Carioca, mas foi caindo de rendimento até perder a titularidade. Fellipe Bastos, na terceira passagem pelo Cruz-Maltino e longe de encantar a torcida, se tornou opção como primeiro volante e até de zagueiro treinou nas últimas semanas. Tem apenas cinco jogos no ano.
Yan Sasse começou com a expectativa de Alberto Valentim, mas não agradou à torcida. Há semelhança com o período mais recente, com Luxa, que também vê o jogador como solução para alguns dos problemas.
Fora dos planos - Cláudio Winck, Ribamar e Jairinho
O lateral-direito virou a terceira opção quando Yago Pikachu retornou à linha defensiva. Acabou cortado dos planos de Vanderlei Luxemburgo e deve acertar com novo clube em breve. Ribamar também não agradou e deve ter novo clube nos próximos dias. Destes, Jairinho foi o primeiro a conseguir casa nova: está no Atlético-GO.