Brasileirão 2019: com base reforçada, Cruzeiro é forte candidato ao Brasileiro 2019
A Raposa quer ter nesta edição do Btasileiro, que se inicia no sábado, 27 de abril, contra o Flamengo no Rio de Janeiro, superar o 8º lugar de 2018 e ficar mais perto do caneco<br>
O time mineiro entra na competição como uma das forças do Brasil, por ter um início de temporada consistente, um time entrosado, que ainda ganhou seis reforços para o trabalho de Mano Menezes, que está há mais de 1000 dias na Toca da Raposa.
CAMPANHA EM 2018: JOGOU PARA O GASTO
A Raposa concentrou suas forças em 2018 nos torneios mata-mata, o que foi eficaz, pelo menos na Copa do Brasil, quando conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, além de chegar até às quartas de final da Libertadores, sendo eliminado, de forma polêmica para o Boca Juniors-ARG.
Com os olhos direcionados às copas, o Cruzeiro fez um Brasileiro para o “gasto”, não correndo risco de queda à Série B, mas bem longe de lutar pelo título com Palmeiras, Flamengo, Internacional e Grêmio. O time mineiro terminou a disputa nacional na oitava colocação com 53 pontos.
CHANCES REAIS DE TÍTULO
Desde o bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014, que o Cruzeiro não chega com uma equipe tão forte para a disputa do Brasileiro. Há chances reais de briga pelo troféu máximo do futebol nacional, mas precisa querer “jogar” o Brasileiro, não o deixando de lado em detrimento às Copas do Brasil e Libertadores da América.
BASE FORTE E REFORÇADA
O Cruzeiro manteve a boa base do time, que foi bicampeã da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, sobre os dois times com as maiores torcidas do país, Flamengo e Corinthians, mas não ficou estacionado no mercado e foi em busca de reforços que já tem dado resultado ao clube mineiro, casos dos meias Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, do atacante Pedro Rocha, dos laterais Dodô e Orejuela, e do volante Jadson, totalizando seis reforços em 2019.
CONFIRA O TIME-BASE
O técnico Mano Menezes achou uma formação e a equipe que mais em entrado em campo em 2019 é esta: Fábio, Edílson, Léo, Dedé e Egídio. Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho Marquinhos Gabriel e Fred. Técnico: Mano Menezes.
A TABELA ANTES DA PAUSA PARA A COPA AMÉRICA
1ª rodada (27/4)
21h - Flamengo x Cruzeiro
Maracanã
2ª rodada (2/5)
19h15 - Cruzeiro x Ceará
Mineirão
3ª rodada (5/5)
16h - Cruzeiro x Goiás
Mineirão
4ª rodada (12/5)
16h - Internacional x Cruzeiro
Beira-Rio
5ª rodada (18/5)
16h - Fluminense x Cruzeiro
Maracanã ou Engenhão
6ª rodada (26/5)
19h - Cruzeiro x Chapecoense
Arena Condá
7ª rodada (2/6)
16h - São Paulo x Cruzeiro
Morumbi
8ª rodada (9/6)
11h - Cruzeiro x Corinthians
Mineirão
9ª rodada (12/6)
21h - Fortaleza x Cruzeiro
Castelão
ANÁLISE GERAL DO CRUZEIRO
O Cruzeiro chega ao Brasileiro 2019 como um dos favoritos, pelo elenco montado, além de uma boa base remanescente, comandada por Mano Menezes, o técnico mais longevo do país no momento. Espera-se que este ano, a Raposa dê mais atenção ao Nacional, evitando para focar apenas nas copas, Libertadores e do Brasil.
A maior força da equipe é o equilíbrio entre defesa, meio de campo e ataque, que tem titulares de bom nível e reservas que podem manter o bom ritmo do time.