Duelos, chaveamento, classificação… A fase de mata-mata do Paulistão-19
A partir do próximo sábado tem início a segunda fase do Campeonato Paulista com os jogos de quartas de final. Os times continuam somando pontos para a classificação geral
Após 12 rodadas e dois meses de competição, a primeira fase do Paulistão-2019 chegou ao fim e está na hora de saber como serão as próximas fases do estadual. Oito times estão classificados para as quartas de final do torneio, que terão início a partir deste sábado com as partidas de ida, em horários e locais definidos pela FPF. Enquanto os jogos de volta começarão na próxima terça-feira.
As equipes de melhor campanha em seus grupos terão direito a decidir em casa a vaga na semifinal do campeonato, cujo chaveamento vai depender da pontuação geral, ou seja, mesmo no mata-mata a classificação da primeira fase continua valendo até a final. O time que chegar para a decisão com mais pontos terá o direito de mandar o jogo da volta diante de sua torcida. Confira abaixo mais detalhes da fase eliminatória do Paulistão:
DUELOS, DATAS E HORÁRIOS DAS QUARTAS DEFINIDOS
As datas e os locais dos confrontos foram definidos nesta quinta-feira no congresso técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF).
Ida
23/3 - Sábado
17h - Novorizontino x Palmeiras - Jorge Ismael de Biasi
19h30 - Santos x Red Bull - Pacaembu
24/3 - Domingo
16h - São Paulo x Ituano - Morumbi
19h - Ferroviária x Corinthians - Fonte Luminosa
Volta
26/3 - Terça-feira
20h - Red Bull x Santos - Moisés Lucarelli
21h - Palmeiras x Novorizontino - Pacaembu
27/3 - Quarta-feira
19h15 - Ituano x São Paulo - Novelli Jr.
21h30 - Corinthians x Ferroviária - Arena Corinthians
CHAVEAMENTO
Os confrontos de semifinal serão definidos a partir da classificação geral, que continua somando pontos na fase de quartas de final. Assim, o time de melhor campanha entre os semifinalistas, enfrenta aquele que tiver pior desempenho entre os quatro, já a equipe com a segunda melhor campanha, enfrenta a terceira melhor. Os vencedores desses duelos de ida e volta estarão classificados para a final.
Semifinais
30 ou 31/3 - Ida
Semifinalista 4ª Melhor Campanha x Semifinalista Melhor Campanha
Semifinalista 3ª Melhor Campanha x Semifinalista 2ª Melhor Campanha
6 ou 7/4 - Volta
Semifinalista Melhor Campanha x Semifinalista 4ª Melhor Campanha
Semifinalista 2ª Melhor Campanha x Semifinalista 3ª Melhor Campanha
Finais
14/4 - Ida
Finalista 2ª Melhor Campanha x Finalista Melhor Campanha
21/4 - Volta
Finalista Melhor Campanha x Finalista 2ª Melhor Campanha
COMO CHEGAM OS TIMES
RED BULL
Melhor campanha da primeira fase do Paulistão, o time comandado pelo técnico Antonio Carlos Zago se destacou, entre outras coisas, pelos confrontos diante dos grandes: empatou com Palmeiras e São Paulo, e venceu o Corinthians, na Arena. Mostra em campo organização e toque de bola.
SANTOS
Sob o comando de Jorge Sampaoli, surpreendeu e encantou a todos com o estilo de jogo ofensivo, envolvente e de posse de bola. Foi o time que apresentou o melhor futebol da competição, mas teve queda de rendimento na segunda metade do torneio, principalmente pela limitação do elenco.
PALMEIRAS
Favorito antes mesmo de entrar em campo e considerado o melhor elenco do país, não fez valer esse status durante a primeira fase do Paulistão. Apesar de apenas uma derrota (para o Corinthians), teve atuações bem abaixo de seu potencial e por vezes pareceu desinteressado. Está devendo algo melhor.
NOVORIZONTINO
Comandado por Roberto Fonseca, o time de Novo Horizonte não teve um bom começo de campeonato. No entanto, foi crescendo pouco a pouco, com direito a vitórias sobre Corinthians e Santos, e sempre no encalço do Palmeiras, em busca da liderança do Grupo B. Chega bem para as quartas de final.
CORINTHIANS
Atual bicampeã paulista, a equipe do técnico Fábio Carille foi outra que teve problemas na primeira parte do campeonato, mas ganhou força com as vitórias em clássicos contra Palmeiras e São Paulo, além do empate com o Santos. Como tem sido comum, cresceu na reta final e chegará forte ao mata-mata.
ITUANO
Outro caso de evolução durante a competição, o time de Itu não engrenou logo de cara, mas com um grupo bem montado e valores individuais fazendo a diferença, como a grande revelação Martinelli, acabou crescendo ao longo das 12 rodadas e chega ao mata-mata como favorito para vaga na semifinal.
FERROVIÁRIA
Chegou a ser lanterna do Grupo C do Paulistão, mas se organizou durante a competição e atropelou os concorrentes à vaga nas quartas de final nas últimas rodadas. Foi derrotado pelo Santos na estreia, porém empatou com Palmeiras e São Paulo. Chega ao mata-mata com histórico de incomodar os grandes.
SÃO PAULO
Entre os quatro grandes, definitivamente, foi o pior. Chegou a trocar de treinador durante a competição e em momento algum convenceu. Foi derrotado nos três clássicos da primeira fase, além de perder para Ponte Preta e Guarani, que nem conseguiram vaga. Chega em baixa para as quartas.
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1) Red Bull - 27 pontos
2) Palmeiras - 25 pontos
3) Santos - 23 pontos
4) Corinthians - 21 pontos
5) Novorizontino - 20 pontos
6) Ponte Preta - 19 pontos - fora das quartas
7) Ferroviária - 18 pontos
8) Ituano - 17 pontos
9) São Paulo - 15 pontos
10) Guarani - 14 pontos
11) Oeste - 13 pontos
12) Botafogo-SP - 11 pontos (3 vitórias)
13) Mirassol - 11 pontos
14) Bragantino - 10 pontos
15) São Caetano - 8 pontos - rebaixado
16) São Bento - 7 pontos - rebaixado