Na manhã de domingo, Grêmio e Santos abrem suas participações no Campeonato Brasileiro e o duelo marca o encontro de Renato Gaúcho e Jorge Sampaoli, dois treinadores que tem como princípio buscar o gol.
Na última coletiva de imprensa antes do jogo, Renato falou sobre o adversário e elogiou o estilo de Sampaoli.
'Ele é um bom treinador. Mas o bom treinador é o que ganha, que dá volta olímpica. Isso não é só para ele, mas para todos. Eu me incluo também. Nem sempre o melhor vence. Ele se assemelha muito ao tipo de jogo do Grêmio. Gosto do jogo do Grêmio, gosto do jogo do Santos. Ele tem o pensamento de botar o time dele para frente, em busca do gol, é como eu trabalho. Nem sempre o Grêmio ou o Santos vão ganhar as partidas, mas pelo menos buscamos o resultado o tempo todo. E respeito quem não busca também. Cada o treinador tem sua cabeça, seu método de trabalhar. Mas, sem dúvida, fica na história do clube o treinador que ganha. É uma realidade. Agora, que ele melhorou muito a equipe do Santos, sem dúvida alguma', disparou.
Com força máxima para o duelo, o Tricolor inicia a busca para encerrar o jejum de 22 anos sem vencer o maior torneio de clubes do Brasil.