Bayern de Munique anuncia criação de empresa com atual campeão da MLS; entenda parceria
Clubes criam joint venture, com sede na Alemanha, para desenvolver uma plataforma para jovens talentos
- Matéria
- Mais Notícias
O Bayern de Munique está prestes a ampliar seus investimentos no futebol. O foco da vez é o mercado norte-americano, que vive momento de alta impulsionado pela Copa do Mundo 2026. Nesta segunda-feira, o clube alemão anunciou uma parceria com o Los Angeles FC (LAFC), atual campeão da MLS, para desenvolver "uma plataforma para jovens talentos".
Para isso, os dois clubes criaram uma joint venture, com cada parte cada parte detendo 50% das ações. A empresa em conjunto se chamará "Red&Gold Football" e terá sede em Munique. A equipe de gestão ainda será anunciada, de acordo com comunicado oficial emitido pelas partes.
Relacionadas
+ Impulsionada pela Copa 2026, MLS mostra força comercial e terá mais de 30 patrocinadores
- O Bayern expandirá sua promoção de jovens talentos com o Los Angeles Football Club. Em nível internacional, o futebol está se desenvolvendo rapidamente, o que também é evidente no mercado de transferências. Vemos esta parceria como uma oportunidade de fortalecer o Bayern na competição esportiva com os melhores clubes da Europa e da Bundesliga. O fato de a Copa do Mundo de 2026 acontecer em grande parte nos EUA, onde já temos um escritório em Nova York, torna Los Angeles ainda mais atraente. Espero um aumento na qualidade e nos jovens talentos da Major League Soccer, o que terá um impacto positivo em nossa parceria - disse Oliver Kahn , CEO do Bayern.
Esta iniciativa soma-se a outras ações que o Bayern realizou nos últimos anos ao redor do mundo. Desde 2014, o clube estabeleceu três escritórios no exterior: em Nova York para o mercado americano, em Xangai para o mercado chinês (2017) e em Bangkok (2022) para o mercado do Sudeste Asiático.
O LAFC foi fundado em 2014 e estreou na Major League Soccer em 2018. Em 2020, o clube estreou na Liga dos Campeões da Concacaf que reúne os melhores clubes da América Central e América do Norte. Caribe. Em 2022, a franquia venceu o campeonato da MLS pela primeira vez.
+ Exclusivo L!Biz: o que pensam os dirigentes do futebol brasileiro sobre as SAFs
Novo conglomerado de clubes?
Vale destacar que a parceria entre Bayern de Munique e LAFC não representa a formação de um novo conglomerado de clubes. Este modelo de negócios se tornou comum no futebol mundial e inclui exemplos como o City Football Group, a 777 Partners e a Eagle Football Holding. O caso entre Bayern e LAFC, no entanto, permite que os clubes tenham a parceria e sigam operando de forma independente.
- É diferente porque é uma joint venture. Não é uma divisão de patrimônio ou compra. Nenhum clube está sendo comprado pelo outro. Mas é nossa maneira de obter algumas das vantagens que esses outros clubes têm que nós não quando operamos de forma independente - disse John Thorrington, co-presidente e gerente geral do LAFC, à ESPN.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias