Os presidentes dos clubes que integram a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) se reuniram, de forma virtual, nesta quinta-feira. No encontro, os dirigentes debateram os próximos passos para a assinatura do contrato definitivo com a Mubadala Capital e o início das negociações para vendas dos direitos de transmissão dos clubes que compõem o bloco.
Os temas farão parte da pauta de deliberação da Assembleia Geral Extraordinária da Libra, que será realizada de forma presencial em São Paulo, no dia 28 de fevereiro.
Ainda no encontro virtual desta quinta-feira, foram discutidas propostas de ajustes financeiros trazidas por membros do grupo. Dentre elas, estão algumas sugestões levantadas por Bahia e Sampaio Corrêa, as duas últimas agremiações a se filiarem à Libra.
Questões como divisão de receitas e governança seguem em progresso contínuo e serão deliberadas na próxima AGE. Em nota oficial, o grupo afirma que o "intuito é, inclusive, discutir interesses de equipes que ainda não aderiram à Libra, como forma de alcançar um bloco único dentro do futebol brasileiro."
Por fim, os clubes da Lbra decidiram, durante a reunião, formar uma comissão para trabalhar juntamente ao time comercial da Mubadala e iniciar a venda de direitos de transmissão exclusivos do bloco.
Vale destacar que a proposta do Mubadala para comprar 20% da Liga é de R$ 4,750 bilhões. O valor, no entanto, só vale se todos os 40 clubes das Séries A e B aderirem ao bloco. Ao sondar o mercado, o fundo dos Emirados Árabes também pretende determinar juntamente com os clubes qual será o valor do investimento para comprar 20% dos direitos só das equipes da Libra.
Os 18 clubes da Libra: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.