Na goleada por 4 a 0 sobre o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, no sábado (26), o Barcelona estava usando uma camisa com o nome de uma velha conhecida estampada como patrocinadora máster: a banda britânica Coldplay. O clube e os interpretes de Viva La Vida têm uma relação antiga, que parece seguir dando sorte ao time catalão.

O logo utilizado na camisa foi inspirado no álbum mais recente do Coldplay, Moon Music, lançado no início deste mês. A parceria, que também aparecerá na camisa do time feminino, faz parte do contrato de patrocínio do time com a Spotify. O clube catalão e a gigante de streaming assinaram, em 2022, um acordo de patrocínio no valor de 55 milhões de euros por ano (cerca de R$ 339 milhões na cotação atual).

Desde então, o Barça tem utilizado o logo de diferentes artistas nos clássicos contra o Real Madrid pela La Liga.

Lamine Yamal comemorando gol durante o clássico contra o Real Madrid (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Deu sorte?

Até a partida de sábado, o time já tinha usado os logos de Drake, Rosalía, The Rolling Stones e Karol G, mas os resultados não tinham sido dos melhores. Foram três derrotas e apenas uma vitória.

No jogo em que o Barcelona usou o símbolo dos Stones, por exemplo, o vocalista da banda, Mick Jagger, e o guitarrista Ronnie Wood estiveram presentes no estádio, mas nem assim o cenário foi melhor. O Barça perdeu por 2 a 1, em noite inspirada de Jude Bellingham.

Rolling Stones na divulgação da camisa Barcelona com seu logo (Divulgação/Spotify)

Já neste sábado (28), sob a aura do Moon Music, o time deu um show na casa do adversário, com dois gols de Robert Lewandowski, um do jovem Lamine Yamal e um do brasileiro Raphinha. Além disso, a vitória quebrou uma sequência histórica dos Merengues no Campeonato Espanhol: 42 partidas seguidas sem derrota na competição.

A ligação entre Braça e Coldpaly

Mas não é deste final de semana que Coldplay é sinônimo de felicidade para os torcedores do Barça. A música Viva La Vida, uma das mais populares da banda, foi trilha sonora de títulos importantes do clube na era Pep Guardiola, como o triplete da temporada 2008/09.

Isso porque o técnico é um grande fã da banda britânica e gostava de colocar essa canção nos vestiários como técnica de motivação de seus jogadores. Com o tempo, a música foi caindo no gosto da torcida e passou a ser tocada no Camp Nou em celebrações.

Sabendo da ligação, o time investiu pesado na divulgação da camisa utilizada no clássico e contou até com postagens nas redes sociais da própria banca.

Além da camisa oficial de jogo, a parceria conta com uma coleção com outros itens como camisetas, cachecol e moletons. As unidades são limitadas e os valores arrecados serão revertidos em doações à ACNUR, Agência da ONU para Refugiados.