Um estudo feito pela CLV Group, intitulado Global Fan Report, apontou que atualmente um em cada cinco brasileiros tem como time principal uma equipe de fora do Brasil. O curioso é que, apesar do futebol internacional estar se tornando cada vez mais atrativo para o público brasileiro, o contrário não acontece.
Segundo o estudo, apenas 3% dos fãs de futebol de fora do país consideram um clube brasileiro como seu favorito. O Campeonato Brasileiro, por exemplo, é considerado como favorito por apenas 2,23% dos fãs internacionais, enquanto ligas como La Liga e a Premier League lideram o ranking com 41,70% e 20,35%, respectivamente.
O Global Fan Report ouviu 8 mil pessoas por todo o mundo para analisar o panorama global de torcedores de futebol e apontou que, de forma geral, 87% dos brasileiros têm interesse em clubes estrangeiros.
Os dados levantados apontaram ainda que a liga internacional preferida dos brasileiros é a espanhola, com 41,7%. Ela é seguida pela inglesa, com 20,35%; a portuguesa, com 8,52%, e a americana, 5,86%, muito impulsionada pela presença de estrelas como Lionel Messi.
Clássico entre Real Madrid e Barcelona pela La Liga (Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP)
Quando se trata de clubes, os brasileiros preferem gigantes como Real Madrid e Barcelona. Confira o ranking:
Top 10 dos clubes estrangeiros preferidos pelos brasileiros
- Real Madrid – 30,48%
- Barcelona – 16,05%
- Manchester City – 5,71%
- Paris Saint-Germain (PSG) – 5,44%
- Liverpool – 4,49%
- Chelsea – 3,67%
- Manchester United – 3,54%
- Bayern de Munique – 2,99%
- Milan – 2,45%
- Porto – 2,45%
Para se ter uma ideia do contrate, o Global Fan Report aponta que clubes brasileiros como Flamengo, São Paulo e Santos, têm baixa penetração entre os fãs de futebol pelo mundo, com, respectivamente, 0,33%, 0,40% e 0,56% da preferência.
Além disso, o estudo mostra que os torcedores brasileiros costumam acompanhar de perto os jogos de seus times estrangeiros favoritos: 20,54% dos torcedores assistem a todos os jogos e 58,50% assistem à maioria das partidas.